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ISMAT 22984

Comunicação para Moda I

Design e Produção de Moda e Têxtil (L) (ISMAT)
  • ApresentaçãoPresentation
    A UC de Comunicação para Moda I irá atuar ao nível do Design Gráfico e Editorial possibilitando aos alunos a aquisição de saber acerca da criação e desenvolvimento de uma identidade visual, das normas gráficas essenciais à sua aplicabilidade e da normalização de conteúdos conferindo-lhes a possibilidade de autonomia na criação e edição de conteúdos vários, tanto impressos como digitais.  
  • ProgramaProgramme
    1.    Fundamentos de Design de Comunicação para o desenvolvimento e aplicação de identidade visual de produção de moda em suporte estático para impressão: -    Metodologia projetual direcionada a projetos de identidade visual e editorial; -    Fundamentos de tipografia, cor, estrutura, desenho, aplicação; -    Fundamentos de composição estática em forma/ fundo, simetria/assimetria, proporção, equilíbrio, movimento, sincronia, ritmo; -    Fundamentos de cor : sistemas e harmonias. 2.    Guião e storyboard com vista a conceção de sequências animadas. 3.    Técnicas e ferramentas fundamentais associadas a softwares de desenho vetorial e edição, que são necessárias a um projeto de comunicação nas vertentes impressa. 4.    Projeto prático: idealização e aplicação de identidade gráfica para coleção de moda em suporte estático.  
  • ObjectivosObjectives
    Assimilar princípios basilares de um projeto de Design de Comunicação (DC) nas vertentes de identidade visual para suporte impresso e digital. Desenvolver critérios estéticos, conceptuais e técnicos que permitirão a execução de projecto de identidade visual para coleção de moda em suporte impresso e digital. Competências: -    Reconhecer e aplicar de forma coerente conceitos de DC para impressão nas vertentes da tipografia, cor, imagem, ilustração e composição estática e dinâmica; -    Utilizar uma metodologia ajustada ao projeto de identidade visual para suporte estático para impressão; -    Aplicar com desenvoltura as técnicas e ferramentas dos softwares de desenho vetorial e edição necessárias à correta expressão do conceito projetual; -    Execução de projeto de identidade visual para coleção de moda, com expressão dos conceitos fundamentais de Design de Comunicação e rigor técnico; -    Aplicação coerente da identidade gráfica desenvolvida para diferentes suportes técnicos e comerciais.  
  • BibliografiaBibliography
    An Eye For Color (2007). Nova Iorque: Harper Design. Heitlinger, P. (2006). Tipografia - Origens, formas e uso as letras. Lisboa: Dinalivro. Maeda, John (2006). Laws OF Simplicity. MIT Press. Twemlow, Alice (2007). Para que serve o design gráfico?. Barcelona: Gustavo Gili.    
  • MetodologiaMethodology
    É uma unidade curricular teórico-prática que combina intervenções expositivas dos conteúdos programáticos com a elaboração de exercícios em software de desenho vetorial e edtorial. Ao longo do semestre serão desenvolvidos projetos práticos com respetiva análise e discussão em aula.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não