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ISMAT 22984

Comunicação para Moda I

Design e Produção de Moda e Têxtil (L) (ISMAT)
  • ApresentaçãoPresentation
    A UC de Comunicação para Moda I irá atuar ao nível do Design Gráfico e editorial possibilitando aos alunos a aquisição de saber acerca de normas gráficas e normalização de conteúdos conferindo-lhes a possibilidade de autonomia na criação e edição de conteúdos vários.
  • ProgramaProgramme
    1. Fundamentos de Design de Comunicação para o desenvolvimento e aplicação de identidade visual de produção de moda em suporte estático para impressão: - Metodologia projetual direcionada a projetos de identidade visual e editorial; - Fundamentos de tipografia, cor, estrutura, desenho, aplicação; - Fundamentos de composição estática em forma/ fundo, simetria/assimetria, proporção, equilíbrio, movimento, sincronia, ritmo; - Fundamentos de cor : sistemas e harmonias. 2. Guião e storyboard com vista a conceção de sequências animadas. 3. Técnicas e ferramentas fundamentais associadas a softwares de desenho vetorial e edição, que são necessárias a um projeto de comunicação nas vertentes impressa. 4. Projeto prático: idealização e aplicação de identidade gráfica para coleção de moda em suporte estático.
  • ObjectivosObjectives
    Assimilar princípios basilares de um projeto de Design de Comunicação (DC) nas vertentes de identidade visual para suporte impresso. Desenvolver critérios estéticos, conceptuais e técnicos que permitirão a execução de projeto de identidade visual para coleção de moda em suporte impresso. Competências: - Reconhecer e aplicar de forma coerente conceitos de DC para impressão nas vertentes da tipografia, cor, imagem, ilustração e composição estática; - Utilizar uma metodologia ajustada a projeto de identidade visual para suporte estático para impressão; - Aplicar com desenvoltura as técnicas e ferramentas dos softwares de desenho vetorial e edição em necessárias à correta expressão do conceito projetual; - Execução de projeto de identidade visual para coleção de moda, com expressão dos conceitos fundamentais de Design de Comunicação e rigor técnico; - Aplicação coerente da identidade gráfica desenvolvida para diferentes suportes técnicos e comerciais.
  • BibliografiaBibliography
    An Eye For Color (2007). Nova Iorque: Harper Design. Heitlinger, P. (2006). Tipografia - Origens, formas e uso as letras. Lisboa: Dinalivro. Maeda, John (2006). Laws OF Simplicity. MIT Press. Twemlow, Alice (2007). Para que serve o design gráfico?. Barcelona: Gustavo Gili.  
  • MetodologiaMethodology
    É uma unidade curricular teórico-prática que combina intervenções expositivas dos conteúdos programáticos com a elaboração de exercícios em software de desenho vetorial e edtorial. Ao longo do semestre seão desenvolvidos projetos práticos com respetiva análise e discussão em aula.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não