Skip to main content

ISMAT 21641

Conceção e Desenvolvimento de Produtos Turísticos e de Hospitalidade

Gestão do Turismo (ISMAT)
  • ApresentaçãoPresentation
    A presenta àrea curricular permite aos alunos desenvolverem competências no âmbito do desenvolvimento de novos produtos. Quais os produtos existentes e tudo o que implica o seu desenvolvimento. Permite aos alunos perceberem a realidade macro (mercado onde o produto se irá desenvolver) para que, através da mesma, se consiga partir para o cenário micro, não apenas no desenvolvimento e implementação de um novo produto como na sua longevidade do mercado.
  • ProgramaProgramme
    CP1 – Economia da Experiência CP2 – Experiência turística memorável CP3 - Conceito de recurso turístico e critérios de classificação CP4 - Ciclo de vida dos produtos turísticos e de hospitalidade CP5 - Atributos e diferenciação dos produtos turísticos e de hospitalidade CP6 - Os recursos turísticos e a sua avaliação estratégica CP7 - Destinos turísticos e hospitalidade: atratividade, gestão integrada e planeamento CP8 - Componentes dos produtos turísticos e de hospitalidade CP9- Análise do mercado: oferta e procura CP10 - O comportamento do consumidor CP11 - Portfolio de produtos turísticos e de hospitalidade CP12 - A estratégia in tegrada de desenvolvimento de produtos turísticos e de hospitalidade CP13 - As estratégias diferenciadas dos destinos turísticos e serviços de hospitalidade
  • ObjectivosObjectives
    Pretende-se, com as temáticas a lecionar nesta unidade curricular, que os alunos adquiram um corpo de conhecimento sólido e um conjunto de técnicas e metodologias que lhes permita, em ambiente profissional ser capazes de: ·        OA1 - Descrever e aplicar o processo de desenvolvimento de produtos em turismo; ·        OA2 - Diferenciar, de forma aprofundada e estruturada, os produtos turísticos com maior expressão e representatividade em Portugal e no mundo; ·        OA3 - Identificar os principais elementos da oferta que estão na base de cada produto; ·        OA4 - Discutir as características dos mercados/ procura associados aos diferentes produtos; ·        OA5 - Identificar e explicar necessidades especiais de segmentos de mercado específicos, tais como o sénior, jovem e o social; OA6 - Avaliar as problemáticas, tendências de evolução e desafios futuros associados aos mercados e produtos turísticos.
  • BibliografiaBibliography
    Correia, A., Lopes, J. D. & Portugal, M. (Eds.), International Case Studies in Innovation and Entrepreneurship in Tourism. Routledge. ISBN: 9781032487953 de Matos, N., Mendes, J., & Guerreiro, M. (2020). Experience Economy Domains in Tourism: Extending the Knowledge and Understanding of Experiences. In Handbook of Research on Resident and Tourist Perspectives on Travel Destinations (pp. 192-207). IGI Global. Dixit, S. K. (Ed.). (2020). The Routledge handbook of tourism experience management and marketing. Routledge. European Travel Commission. (2011). Handbook on tourism product development. Handbook on tourism product development. Pine, B. J. & Gilmore, J. H. (1998) Welcome to the Experience Economy. Harvard Business Review, 74 (4), 97-105.
  • MetodologiaMethodology
    Aulas teórico-práticas de exploração de conceitos e aplicação de conteúdos a situações concretas. Utilização de métodos de exposição teórica dos diversos conteúdos, complementada com métodos interativos que estimulem a participação dos alunos, através de debates, análise de estudos de caso, brainstorming, etc. Atividades de pesquisa e análise de documentos para desenvolvimento de tarefas propostas, nomeadamente a realização de um projeto em grupo, que será acompanhado pelo docente. Pretende-se ainda a realização de visitas de estudo técnicas e/ou palestras com oradores convidados, que permitam a consolidação dos conhecimentos adquiridos. A avaliação contínua será concretizada através de trabalho (45%),  teste escrito (45% e assiduidade (10%). Os estudantes que não obtiverem aprovação ou não se tenham submetido à avaliação contínua, são sujeitos à avaliação final concretizada através da realização de exame escrito (100%).  
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não