ISMAT 17976
Cultura Visual e Contemporaneidade
Design de Comunicação (BOL) [ISMAT]
-
ApresentaçãoPresentationDisciplina de conhecimento exploratório e associativo, que promove uma reflexão sobre diversas áreas da cultura visual em seus aspetos históricos e filosóficos, com ênfase nas suas relações com o Design. Procura promover ainda uma visão ampliada da área, mostrando a atuação do designer para além das especialidades tradicionais, e como a complexidade das questões contemporâneas demanda do Design uma abordagem inovadora no projeto não apenas de artefactos, mas também de estratégias, conceitos, ideias e serviços, fazendo uso de um leque ampliado e renovado de ferramentas de pensamento projetual.
-
ProgramaProgrammeVisual Culture Assessment for Each Student Introduction to Visual Culture 1. From Walter Benjamin's Aura to the 20th Century: Disruptions, Generative, NFTs, and AI 2. Modernity, Postmodernity, and Contemporaneity from Duchamp to Society, Politics, Punk, and Activism 3. Technological Evolution, Consumption, and Obsolescence, from Hockney to IP_Disruptive Design 4. From Abramovi¿'s Design for Good to Social Criticism to Speculative Design Conclusion
-
ObjectivosObjectivesAdquirir um conjunto útil de conhecimentos no âmbito da cultura visual contemporânea; Buscar promover o conhecimento e as discussões na disciplina enfatizando especialmente os aspectos e interfaces referentes ao Design; Compreender a relação e interações do Design com a Cultura, as Artes e a Sociedade no contexto da pós-modernidade e contemporaneidade; Promover a aproximação e integração temática e de atividades com as disciplinas centrais do curso; Compreender a importância da problematização teórico-prática proposta pela disciplina; Tomar consciência de que os designers podem trabalhar fora das áreas vulgares e preestabelecidas da profissão, lidando com questões oriundas dos mais diversos campos, participando em equipas transdisciplinares, projetando e produzindo estratégias, conceitos, ideias e artefactos que incorporem valores críticos complexos, investigar teorias e processos alternativos, aplicando esses resultados à produções de qualidade e perspicácia criativas de design.
-
BibliografiaBibliographyBONSIEPE, Gui. Design, Cultura e Sociedade. São Paulo: Editora Blucher, 2011. ISBN 9788521205326. CALVERA, Anna. Arte ¿? Diseño. Barcelona: Gustavo Gili, 2003. ISBN 9788425215438. CARDOSO, Rafael. Design Para Um Mundo Complexo. São Paulo: Ubu Editorial, 2016. ISBN 9788592886011. MARGOLIN, Victor. Design e Risco de Mudança. Matosinhos: ESAD, 2014. ISBN 9789895549825. RAWSTHORN, Alice. Hello World: Where Design Meets Life. Londres: Penguin Books, 2013. ISBN 9780241957431.
-
MetodologiaMethodologyUma sala de aula invertida é um método de ensino com instruções diretas, com orientação da professora, através de vídeos e textos. O tempo de aula é então utilizado para desenvolver os exercícios, para discutir e pedir apoio à professora. Esta prática é centrada nos estudantes e permite as discussões em grupo, resolução de problemas e projetos colaborativos, orientados pelo instrutor. Esta abordagem muda o papel do aluno de recetor passivo para aprendiz ativo e permite uma compreensão mais personalizada e a compreensão do material por parte do leitor.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS4
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão



