ISMAT 22543
Desafios Atuais de Gestão de Recursos Humanos
Gestão de Recursos Humanos [ISMAT]
-
ApresentaçãoPresentationEsta UC visa proporcionar aos alunos a aprendizagem dos principais conceitos e modelos teóricos e metodologias de análise essenciais para compreenderem e intervirem num conjunto de desafios atuais no âmbito da Gestão de Recursos Humanos. A UC vai proporcionar aos alunos uma aprendizagem assente na apresentação e discussão de casos práticos e de situações reais que os alunos já se tenham confrontado relativamente aos desafios da Gestão de Recursos Humanos.
-
ProgramaProgrammeO conteúdo programático pode ser adaptado anualmente tendo em conta novos desafios e novas abordagens disponíveis identificadas pelos principais interventores na Gestão de Recursos Humanos nas organizações em Portugal e no Mundo. Neste sentido, em cada ano, serão analisados cerca de cinco ou seis desafios na gestão de Recursos Humanos, como sejam: CP1 - Tendências Demográficas e Desafios da Gestão de Talento CP2 - Degradação Climática e Gestão de Recursos Humanos Sustentável CP3 - Diversidade, Equidade e Inclusão CP4 - Impacto das Novas Tecnologias e o Futuro do Trabalho CP5 - Produtividade e Felicidade Em cada ano, os desafios anteriores serão aprofundados em alguns sectores económicos particulares que sejam de maior interesse para a região e para os futuro profissional dos alunos.
-
ObjectivosObjectivesEm caso de sucesso na conclusão desta UC, o aluno deve ser capaz de: OA1 ? Descrever e contrastar as várias teorias e modelos aplicáveis aos temas em estudo; AO2 ? Construir modelos de análise empírica sobre qualquer um dos temas em estudo; AO3 ? Identificar, selecionar e utilizar os métodos e técnicas apropriados para diagnosticar e intervir nas organizações, grupos e indivíduos relativamente aos temas em estudo.
-
BibliografiaBibliographyAPPDI. (2023). Guia de Boas Práticas em Diversidade e Inclusão. Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão Banco de Portugal (2019) Produtividade Aparente do Trabalho em Portugal na Última Década: Uma Abordagem ao Nível da Empresa in Boletim Económico, Maio 2019. Camara de Comercio e Industria de Portugal (ed) (2023. Desafios e Oportunidades dos Recursos Humanos Cegos (2023) Estudo Internacional Cegos 2023- Transformations, Skills and Learning CE (2019) Discrimination in the European Union. Special Eurobarometer 493. Deloitte Global (2023) Gen Z and Millennial Survey. Waves of change: acknowledging progress, confronting setbacks Duarte, J.B. (coord) (2019). O Futuro do Trabalho em Portugal: O Imperativo da Requalificação. Nova SBE /Confederação da Industria Portuguesa (CIP). Gil, P.M. (2023) A Produtividade das Empresas em Portugal - Determinantes Intrínsecas e de Contexto. PlanAPP ? Centro de Competências de Planeamento, de Políticas e de Prospetiva da Administração Pública.
-
MetodologiaMethodologySerá utilizado um conjunto diversificado de métodos de ensino visando promover a capacidade de aprender dos participantes e que favoreçam a sua autonomia de pensamento e reflexão. Dada a natureza teórico-prática da UC, os métodos de ensino compreendem o expositivo e o interrogativo, por um lado, os métodos ativos, com a realização de pequenos estudos de caso e a apresentação de trabalhos práticos, por outro. As aulas incluem uma componente expositiva de apresentação dos fundamentos teóricos e conceitos básicos de cada tema abordado. Para esta exposição são usados, como suporte, apresentações em PowerPoint, vídeos, conteúdos web ou artigos para leitura adicional e a exposição de casos reais. Sempre que possível, serão realizados exercícios práticos com os alunos/as. Neste sentido, a presença assídua e a pontualidade a todas as sessões da UC são condições necessárias. Poderá ser pedido a leitura de materiais pedagógicos selecionados para se prepararem para a aula seguinte
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS5
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão