ISMAT 17977
Desenho e Sketching
Design de Comunicação (BOL) [ISMAT]
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ApresentaçãoPresentationEsta disciplina é a base do pensamento visual, um recurso poderoso para a criação e comunicação de ideias. Mais do que uma disciplina ao serviço do Design de Comunicação, o Desenho e Sketching é essencial para organizar o pensamento, projetar, visualizar ideias e planear ações, constituindo uma ferramenta de trabalho indispensável para qualquer área. O pensamento visual, é uma técnica de análise do mundo envolvente, aprendizagem e criação de soluções. É uma habilidade inata que todos devemos reaprender e praticar. A linguagem visual permite fazer uma relação simultânea entre vários estímulos sensoriais e emocionais permitindo-nos entender, reter e comunicar informações muito mais complexas que qualquer outro tipo de linguagem. Além disso é uma linguagem universal facilitando a interculturalidade e a difusão internacional. Pretende-se complementar os programas convencionais de desenho expondo os alunos a diferentes abordagens e aplicações do desenho.
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ProgramaProgrammeCP1 – Representação tridimensional avançada Exploração de formas complexas, objetos e espaços, com ênfase na profundidade, escala e proporção, aplicando princípios de estrutura e perspetiva. CP2 – Composição expressiva Aplicação criativa da cor, luz, sombra e textura como elementos estruturantes da imagem, reforçando a expressividade e a legibilidade da representação visual. CP3 – Padrões e repetição modular Criação de padrões visuais modulares, com recurso a ferramentas digitais, para a aplicação em composições bidimensionais, objetos tridimensionais e espaços. CP4 – Técnicas digitais de desenho, pintura e edição Exploração de ferramentas digitais de desenho e pintura, bem como de técnicas de edição e manipulação de imagem, como extensão das práticas tradicionais do desenho. CP5 – Modelação tridimensional e ambientes imersivos Criação de formas tridimensionais para ambientes digitais interativos e imersivos como novas formas de expressão e visualização no desenho.
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ObjectivosObjectivesNo final desta unidade o estudante deve ser capaz de: O1 – Consolidar e aprofundar competências na representação tridimensional de objetos, espaços e composições complexas. O2 – Desenvolver a capacidade de observação, análise e síntese visual, aplicando princípios de escala, proporção, perspetiva e composição. O3 – Explorar a cor, a luz, a sombra e a textura como elementos expressivos e estruturantes na construção da imagem. O4 – Aplicar os conhecimentos de desenho na criação de soluções visuais criativas para contextos de ilustração, design gráfico, produto e espaço. O5 – Introduzir e aplicar técnicas digitais de desenho, pintura, ilustração e edição de imagem na construção e manipulação da representação visual. O6 – Explorar conceitos de repetição, variação e criação de padrões aplicáveis a contextos bidimensionais e tridimensionais. O7 – Utilizar a modelação tridimensional e a criação de representações em ambientes interativos e imersivos como formas expandidas do desenho.
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BibliografiaBibliographyBARBER, Barrington (2009). Complete Book of Drawing: Essential Skills for Every Artist. Londres, Arcturus Publishing. BERGER, John (2005) Modos de ver, Barcelona, Ed. Gustavo Gili. CHING, Francis D. K. (2015). Design Drawing (2nd ed.). Wiley. D'AMELIO Joseph (2004) Perspective Drawing Handbook. New York, Tudor Publishing. HOGARTH, Burne (1996). Dynamic Light and Shade. Watson-Guptill. LOOMIS, Andrew (2011). Creative Illustration. Titan Books. LOOMIS, Andrew (2012) Successful Drawing. Londres, Titan Books. MUNARI, Bruno, (2006) Design e Comunicação Visual, Lisboa, Edições 70. MUNARI, Bruno, (2007) Fantasia, Lisboa, Edições 70. PIYASENA, Sam, PHILP, Beverly (2017) Desenhe! Curso de desenho dinâmico para qualquer um com papel e lápis à mão. Barcelona, Ed. Gustavo Gilli. SIMBLET, Sarah (2009) Drawing Book - An Innovative, Practical Approach To Drawing The World Around You. UK, Dorling Kindersley Ltd. ZEGENHAGEN, Peter (2019). Sketching Techniques for Product Designers. Hoaki.
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MetodologiaMethodologyAulas práticas e projetos de desenho com foco em aprendizagem ativa, colaborativa e reflexiva. Incluem prática intensiva de sketching com feedback contínuo (ME1), desenvolvimento de projetos individuais e em grupo baseados em problemas reais (ME2) e introdução a ferramentas digitais em formato híbrido (ME3). Promovem ainda a investigação visual e conceptual (ME4), a combinação entre exercícios técnicos e experimentação livre (ME5), a descoberta autónoma e criativa (ME6), a crítica e comunicação entre pares (ME7) e a autoavaliação contínua através de portefólios e diários reflexivos (ME8). O percurso integra prática, pesquisa e reflexão, estimulando autonomia, curiosidade e pensamento visual crítico.
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS4
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão



