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ISMAT 65

Desenho I

Design de Comunicação (BOL) [ISMAT]
  • ApresentaçãoPresentation
    A disciplina de Desenho I assume-se como ferramenta do pensamento permitindo ao aluno investigar, entender, interpretar, organizar e reter conhecimento sobre a realidade. Permite analisar experiências sensoriais servindo-se da expressão e visualização das ideias mentais para a representação do que nos rodeia.  Dá também acesso ao entendimento sobre si próprio e a sua relação com o mundo. Desta forma, Desenho I é uma ferramenta indispensável para a investigação e desenvolvimento de projetos em todas as áreas da comunicação visual.
  • ProgramaProgramme
    CP1 – Desenho como pensamento visual Entender o desenho como ferramenta cognitiva, meio de exploração e fim expressivo. Identificar formas, escalas, funções e sua dimensão sensorial.   CP2 – Materiais e técnicas Explorar forma, textura, densidade, transparência como recursos expressivos.   CP3 – Aprender a ver Desenvolver a perceção visual crítica. Relacionar hemisférios cerebrais e potenciar o raciocínio visual. Aplicar conceitos de figura-fundo, positivo-negativo e proporção.   CP4 – Gramática visual Estudar os fundamentos da linguagem visual. Explorar a expressividade do traço na representação.   CP5 – Superfície e textura Observar dados visuais/táteis. Representar texturas e avaliar a sua expressividade.   CP6 – Estrutura e padrão Criar padrões modulares com ritmo, simetria e regularidade.   CP7 – Espaço e composição Representar a profundidade, movimento e peso visual em composições.   CP8 – Cor Compreender a cor e aplicar contrastes, harmonias e paletas visuais.
  • ObjectivosObjectives
    No final desta unidade o estudante deve ser capaz de: O1 - Compreender o Desenho como uma ferramenta essencial de pensamento, investigação e comunicação visual.   O2 - Explorar e representar a realidade, desenvolver a perceção crítica e interpretar experiências sensoriais.   O3 - Usar metodologias de autoconhecimento e compreensão do mundo, articulando perceção e representação.    O4 - Explorar o traço, a cor, a textura, o espaço e a composição como meios expressivos e de análise.   O5 - Estudar formas geométricas e orgânicas, figura-fundo, proporção e padrões visuais.   O6 - Experimentar materiais, suportes e técnicas, valorizando o desenho experimental como método criativo.   O7 - Desenvolver a síntese gráfica e o desenvolvimento de ideias abstratas, essenciais em projetos de comunicação visual e design.
  • BibliografiaBibliography
    ARNHEIM, R. (2001). Arte e perceção visual: Uma psicologia da visão criadora (10.ª ed.). Lisboa, Edições 70. BERGER, John (2005) Modos de ver, Barcelona, Ed. Gustavo Gili. Edwards, B. (2001). Desenhar com o lado direito do cérebro. Lisboa, Gradiva. MUNARI, Bruno, (2006) Design e Comunicação Visual, Lisboa, Edições 70. MUNARI, Bruno, (2007) Fantasia, Lisboa, Edições 70. NICOLAIDES, Kimon, (2008) The Natural Way to Draw, Londres, Souvenir Press. PIYASENA, Sam, PHILP, Beverly (2017) Desenhe! Curso de desenho dinâmico para qualquer um com papel e lápis à mão. Barcelona, Ed. Gustavo Gilli. SIMBLET, Sarah (2009)  Drawing Book - An Innovative, Practical Approach To Drawing The World Around You. UK, Dorling Kindersley Ltd.
  • MetodologiaMethodology
    ME1 – Aprendizagem ativa com experimentação, debate e autonomia crítica. ME2 – Investigação visual através de observação e análise sensorial. ME3 – Resolução de problemas em projetos colaborativos e interdisciplinares. ME4 – Descoberta criativa por experimentação livre e linguagens pessoais. ME5 – Recursos digitais para ampliar referências e autonomia criativa. ME6 – Atividades complementares com visitas e oficinas práticas em contexto.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    4
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não