Skip to main content

ISMAT 3696

Desenho III

Arquitetura [ISMAT]
  • ApresentaçãoPresentation
    A Unidade Curricular de Desenho III tem como intuito fornecer ensinamento sobre técnicas de desenho que permitam explorar visuais com estéticas diversificadas e de obsevar o inexpectável no mundo de hoje. O desenho como forma de sintetizar o mundo que nos rodeia e de transformar os mundos existentes.
  • ProgramaProgramme
    A. O desenho do desenho, grau de detalhe e análise: Leitura das imagens, estudo dos regimes gráficos nos planos da intensidade, amplitude, velocidade e frequência. B. Do corpo ao espaço: Estudo de marcas e relação entre a sua perceção e a sua abstração. Análise dos corpos como forma. Análise dos corpos como contexto. C. O espaço interior, as áreas de transição e o espaço exterior: Análise urbana (sequencial) e respetiva representação de síntese. Representação isolada e etápica segundo critérios arquitetónicos. Síntese dos contecimentos espaciais permitindo estudá-los como modificações do campo visual. Decomposição de percursos em sequências e planos onde o campo visual sofre modificações. D. Análise morfológica. E. Perceção do real na construção de imagens em movimento no espaço cénico.  
  • ObjectivosObjectives
    1. Compreensão das dinâmicas cinética e da velocidade no desenho, diretamente relacionadas com o grau quantitativo e qualitativo da informação e do grafismo na representação. 2. Capacidade analítica sobre morfologias nos elementos da forma. 3. Desenvolvimento das técnicas de representação perpsética. Capacidade de utilizar métodos de representação diversos, ao explorar vários materiais de registo e suportes, entendendo as suas potencialidades e reconhecendo a sua versatilidade. 4. Capacidade analítica sobre a espacialidade e a paisagem urbana: Exercícios para a memória visual e capacidade de síntese. Exercício da representação mimética de evolução formal. 5. Prazer na prática do desenho enquanto exercício rotineiro, permitindo desenvolver a sensibilidade artística, estética e ética do arquiteto: Desenvolvimento de competências de aprendizagem contínua. 6. Análise dialética sobre o desenho corretivo e o desenho evolutivo.
  • BibliografiaBibliography
    CULLEN, G. (1996), Paisagem Urbana, Lisboa: Edições 70. GOLDSTEIN, N. (1973), The Art of Responsive Drawing, London: Prentice-Hall. GOMBRICH, E. (1987), A Imagem e o Olho, São Paulo: Alianza Forma. JONES, C. (1985), Diseñar el Diseño, Barcelona: GG. LE CORBUSIER (1997), A Viagem ao Oriente, São Paulo: Cosac Naify. LYNCH, K. (1988), A Imagem da Cidade, Lisboa: Edições 70. MASLEN, M. & SOUTHERN, J. (2011), Drawing Projects: An exploration on the language of drawing, London: Black Dog Publishing. MASSIRONI, M. (2002), The Psychology of Graphic Images: Seeing, Drawing, Communicating, New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates. MATISSE, H. (1972), Ecrits et Propos sur I'Art, Paris: Hermann. MOLINA, J. G. (ed.) (2007), La Representación de la Representación: Danza, Teatro, Cine, Madrid: Cátedra. Música. Madrid: Cátedra. SALAVISA, (2008), Diários de Viagem: Desenhos do Quotidiano, Lisboa: Quimera. SALE, T. & BETTI, C. (2004), Drawing: A Contemporary Aproach, Belmont: Thomson.    
  • MetodologiaMethodology
    Horas de trabalho organizadas segundo o ratio exposto e distribuidas por aulas teóricas de apresentação e desenvolvimento dos conteúdos de base curricular, incluindo seminários por tema orientador; Aulas práticas de execução e desenvolvimento dos exercícios com enunciados de exploração; Aulas de caráter misto alternando a teoria de base para aplicação empírica, a concretização dos exercícios em curso, e a síntese crítica sobre os resultados obtidos. Avaliação contínua e regime presencial segundo calendarização. Avaliação final aferida pelas parcelares: - Realização dos exercícios, cumprimento dos objetivos e parâmetros associados, e composição da pasta final de trabalhos: 75%; - Realização do Diário Gráfico e assiduidade: 25%.  
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não