ISMAT 3166
Desenho IV
Arquitetura [ISMAT]
-
ApresentaçãoPresentationA unidade de desenho IV tem como objectivo fazer uma revisão orientada para identificar tecnicas de desenho que necessitem de ser desenvolvidas pelos alunos em profundidade, uma vez que os alunos devem trazer estas técnicas para amplificar a sua capacidade de explorar visuais com estéticas diversificadas e de observar o inespectável no mundo de hoje. O desenho como forma de sintetizar o mundo que nos rodeia e de transformar os mundos existentes.
-
ProgramaProgrammeA. Análise do real: - Síntese, ilustração, figuração e representação - o lugar e o espaço. - Estudo dos sistemas visuais e representação de ambientes e campos de facto. B. Cor, sensação da cor, psicologia da cor e aplicação da cor. C. Linguagem gráfica e aplicação de técnicas lineares e texturais: - Metodologia de representação através do esboço e do esquema. - Sínteses esquemáticas: Estrutura, ritmo, marca, simetria, lateralidade, abertura e luz. E. Configuração da ideia: - Concetualização, configuração e expressão, o objeto no espaço: Estudo dos conceitos e representação de cenários e panoramas para o objeto e vice-versa. - Figuração versus configuração. - Linguagem gráfica automática. - Metodologia de expressão através do esquisso e do diagrama.
-
ObjectivosObjectives1. Crítica do desenho e dos sistemas visuais: - Capacidade analítica do espaço factual, a sua representação e tipologias próprias da expressão. 2. Compreensão dos fenómenos cromáticos basilares: - Estudo espacial de modelação e profundidade da luz mediante temáticas relacionadas com a arquitetura. 3. Desenvolvimento da prática do desenho no espetro dos processos de representação da imagem sensível e da imagem abstrata: - Noção de sensação e de conceito na representação e na expressão. 4. Adequação das técnicas de expressão às fases concetuais do projeto de arquitetura e dos respetivos modelos. 5. Acuidade mental apoiada pelo hábito do desenho que capta a visibilidade sobre a realidade e recorre à 'invisibilidade' sobre o imaginado: - Destrinça e exercício do desenho de observação e do desenho inventivo. .
-
BibliografiaBibliographySALAVISA (2008), Diários de Viagem: desenhos do quotidiano, Lisboa: Quimera. BUTLER, C. H. & ZEGUER, C. (2010), On Line: Drawing through the Twentieth Century, New York: The Museum of Modern Art. MASSIRONI, M. (1983), Ver Pelo Desenho. Aspectos Técnicos, Cognitivos, Comunicativos, Lisboa: Edições 70. Thomas, H., & Phaidon Press. (2018). Drawing architecture. London: Phaidon Press Limited.
-
MetodologiaMethodologyO acompanhamento dos estudantes é tutorial. Os exercícios são apresentados com exemplos, para haver um horizonte de expectativa sobre os resultados a atingir por parte dos estudantes. Os estudantes escolhem os seus meios riscadores e os seus suportes de desenho para melhor explorarem os seus interesse individuais. Existem sempre discussões colectivas críticas sobre os trabalhos em curso , para maior desenvoltura do vocabulário e do discurso analítico dos estudantes. O grande objectivo é que cada estudante consiga ver nos exercícios uma oportunidade pessoal para o desenvolvimento das suas práticas de desenho.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS6
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão