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ISMAT 21749

Design Estratégico e de Negócios

Gestão de Empresas [ISMAT]
  • ApresentaçãoPresentation
    A unidade curricular visa desenvolver conhecimentos sobre a adaptação das associações ao design. Hoje, o design é cada vez mais intrínseco à organização e opera em todas as suas áreas estratégicas e operacionais. Esta evolução é o resultado da orientação estratégica das associações para a inovação, sendo o design uma metodologia que suporta este esforço. Vamos focar-nos na expressividade do trabalho de design, na criação de designers especializados com competências direcionadas para as necessidades sociais e humanas da atualidade. Propomo-nos desenvolver conhecimentos e competências através de estudos de caso reais, desenvolvidos através de métodos qualitativos e quantitativos. A história e a evolução do design são os fundamentos sólidos que sustentam o conhecimento a priori desta unidade curricular, mas iremos focar-nos na capacidade transformadora com que o design opera hoje, assumindo a sua transdisciplinaridade e posicionamento entre as fronteiras do conhecimento.
  • ProgramaProgramme
    O papel do Design na sociedade, na economia e nos negócios: Breve revisão histórica e contextual. Da Gestão do Design para o Design Leadership ¿ Liderança pelo Design O Design a "Escalar" no contexto das empresas. Design Driven Companies Áreas emergentes de atuação do Design dentro das organizações: Recursos humanos, Cultura Criativa, Gestão do conhecimento e Liderança criativa ¿ Hoje e o futuro. As competências que os Designers precisam de ter adicionais às competências de Design em Si: Empreendedor, Código, Vertente Social, Facilitador Transdisciplinar. Design Estratégico - processo e resultado A resolução de problemas - metodologias - a noção de projeto A incorporação intencional da estética; A coerência ideológica dos sistemas Coordenação e integração interdisciplinar Seminários Online internacionais:
  • ObjectivosObjectives
    Compreender os conceitos de inovação e sua relação com o design Compreender que o design e a inovação, deverão ser algo instalado na cultura empresarial e absolutamente necessário para obter rentabilidade a longo prazo Diagnosticar a situação de uma empresa modelo, os seus produtos e as suas tecnologias principais, em relação aos concorrentes mais próximos Delinear os campos de atuação para o futuro, em termos de tecnologias, produtos e mercados Nivelar o conhecimento e entendimento dos Léxicos e Códigos próprias das diferentes áreas de conhecimento de fronteira e os contextos expandidos de atuação do Design e do Designer Estratégico Atuar de acordo com as transições organizacionais, transformações socioeconômicas, da sustentabilidade, resiliência, sistemas auto-organizados e cenários de futuro Desenvolver competências que permitam compreender, analisar, criticar, modelizar e criar respostas aos desafios do séc. XXI Dominar métodos exploratórios, processos exploratórios do design
  • BibliografiaBibliography
    BEST, Kathryn (2015). Design Management: Managing Design Strategy, Process and Implementation . Fairchild Books. BORJA DE MOZOTA, Brigitte (2011), Gestão do Design - Usando o Design Para Construir Valor de Marca e Inovação , Ed. Bookman. Turner, R. (2016). Design Leadership . S.l.: ROUTLEDGE. HOLSTON, David (2011). The Strategic Designer . Adams Media.  
  • MetodologiaMethodology
    Tendo em consideração que esta UC converge os tópicos de design estratégico e de negócios, permite que esta UC seja optativa para alunos da licenciatura de gestão, pelo que será possivel instrumentalizar PBL com equipas multidisciplinares, contribuindo para uma melhor percepção deste conteúdos que converge conhecimentos.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Opcional
  • EstágioInternship
    Não