ISMAT 17969
Design Office I
Design de Comunicação (BOL) [ISMAT]
-
ApresentaçãoPresentationA unidade curricular o corpo central de cada semeste. tem como objetivo activar a criatividade junto dos jovens através do desenvolvimento de exercício assentes nos fundamentos do design. Tem também como objetivo central agregar as competências desenvolvidas nas restantes unidades.
-
ProgramaProgrammeIniciação aos fundamentos do design gráico e da composição, nomeadamente em 4 pontos que se exercitam através de um constante diálogo com as gramáticas visuais: O PONTO - Espaço, grelha e composição; A LINHA - Espaço, grelha e composição; O PLANO - Espaço, grelha e composição; A FORMA- Mancha, espaço, grelha e composição. Em complemento: - A ESCALA, Introdução aos tipos de fontes (relação com a TIPOGRAFIA); - A TEXTURA, Cor, técnica e composição (relação 2D/3D); Para desenvolver este conhecimento o aluno deve: · identificar e compreender uma questão; · investigar e identificar meios auxiliares; · aglutinar o conhecimento adquirido nas restantes aulas; · desenvolver a criativa; · desenvolver curiosidade. Aprendizagem através da resolução do problema, investigação e experimentação.
-
ObjectivosObjectivesEsta UC pretende que o aluno inicie e compreenda como desenvolver autonomamente um pensamento projectual sustentado e apurado e que aprenda a reunir um corpo de investigação coerente e sólido.cPretende incutir metodologias de trabalho e de pesquisa individuais e em grupo. Visa estimular umcpensamento crítico autónomo e estimular a discussão e análise conjunta. Pretende também iniciar práticas de trabalho individual. Objectivos: · Desenvolver e reconhecer os fundamentos da Composição; · Simplificação e depuração dos elementos representados; · Interpretação e descodificação da Cultura Visual; · Criação de significados visuais; · Desenvolvimento de família de objectos; · Desenvolvimento de signos; · Desenvolvimento de pensamento conceptual através de casos de estudo; · Desenvolvimento de um discurso visual individual.
-
BibliografiaBibliographyAmbrose, Gavin; Harris, Paul (2006). The Visual Dictionary of Graphic Design. AVA Publishing; Cohen, Sandee (2009). From Design Into Print. Peachpit Press; Elam, Kimberly (2001). Geometry of Design 2ed. rinceton Architectual Press; G. Ambrose & P. Harris (2011). Basics Design: Typography; Layout; Grids; The Fundamentals of Graphic Design; Print and Finish; Design Thinking; Format; Colour Lausanne: AVA Publishing. Lupton, Ellen (2010). Thinking with type- 2ed. Princeton Architectual Press; Margolin, Victor (2014). Design e Risco de Mudan¿a. Verso da História;
-
MetodologiaMethodologyMetodologias pedagógicas aplicadas, são de exercicios de rápida execução para aumentar a divercidade e quantidade. Objectivo é estimular a capacidade dos alunos a explorar a sua criatividade nos contextos introduzidos pelos professores. Trabalhar com limitações que gradualmente passam da técnica para conceptuais, para o aluno passe da experimentação/criatividade expontânea para criatividade informada/conceptual.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS10
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão



