Skip to main content

ISMAT 17975

Design Office III

Design de Comunicação (BOL) [ISMAT]
  • ApresentaçãoPresentation
    A unidade curricular Design Office III aprofunda o desenvolvimento de projeto em Design, ampliando e complexificando as metodologias e abordagens introduzidas no primeiro ano do curso. Propõe a realização de um projeto único com duração de seis meses, estruturado em etapas claramente definidas, que estabelecem compromissos com prazos e responsabilidades em apresentações intermediárias. O processo é sustentado por um acompanhamento semanal personalizado, realizado em grupos, promovendo a reflexão crítica e a evolução contínua do trabalho. A unidade pode integrar ainda palestras e workshops com convidados externos, que contribuem para o enriquecimento das aprendizagens e das investigações desenvolvidas no contexto do projeto. Desta forma, Design Office III consolida um modelo pedagógico centrado no estudante, baseado na aprendizagem ativa, colaborativa e experiencial, preparando-o para práticas projetuais mais autónomas e integradas.
  • ProgramaProgramme
    CP1 - Identificação de contextos e necessidades sociais; CP2 - Projeto em múltiplas escalas: objeto, produto, mobiliário, espaço e cidade; CP3 - Pensamento visual e exploração formal: desenho, esquissos, maquetes e mockups; CP4 - Modelação e prototipagem: ferramentas analógicas e digitais (CNC, laser, impressão 3D, Fusion 360, Rhino, SketchUp); CP5 - Tecnologias de comunicação visual e storytelling: Adobe CC, interfaces, apresentação digital; CP6 - Design orientado para o social: metodologias participativas, co-design, impacto e sustentabilidade; CP7 - Apresentação e validação crítica de projetos em ambiente expositivo ou público.
  • ObjectivosObjectives
    No final da unidade curricular o estudante deve ser capaz de: O1 - Identificar e analisar contextos socioculturais e territoriais para fundamentar propostas de design com relevância social; O2 - Formular problemas de design a diferentes escalas, da escala da mão à escala urbana, com base em observação empírica e análise crítica; O3 - Explorar linguagens formais e funcionais adequadas a produtos, sistemas e experiências, considerando a relação entre utilizador e ambiente; O4 - Aplicar conhecimentos técnicos e tecnológicos, desde o analógico ao digital, na representação e concretização de propostas; O5 - Desenvolver projetos de design com impacto social, sustentados em processos colaborativos e participativos; O6 - Avaliar criticamente soluções projetuais quanto à sua viabilidade, pertinência cultural e capacidade de gerar valor para comunidades locais; O7 - Comunicar eficazmente ideias e propostas através de meios visuais, maquetes, protótipos e ferramentas digitais de apresentação.
  • BibliografiaBibliography
    •    Manzini, E. (2015). Design, When Everybody Designs: An Introduction to Design for Social Innovation. MIT Press. •    Brown, T. (2009). Change by Design: How Design Thinking Creates New Alternatives. Harper Business. •    Norman, D. A. (2013). The Design of Everyday Things (Rev. ed.). Basic Books. •    Sanders, E. B.-N., & Stappers, P. J. (2012). Convivial Toolbox: Generative Research for the Front End of Design. BIS Publishers. •    Cross, N. (2006). Designerly Ways of Knowing. Springer.    
  • MetodologiaMethodology
    Privilegia-se uma abordagem baseada em projectos integrados de design, através da metodologia de Project-Based Learning (PBL), que permite aos estudantes aplicar os conteúdos programáticos em contextos simulados ou reais de prática profissional. A unidade curricular promove igualmente a prática de design thinking, incentivando a resolução criativa de problemas complexos e a geração de soluções inovadoras, desde a pesquisa inicial até à entrega final. Ao articular competências técnicas, conceptuais e estratégicas, fomenta-se o desenvolvimento de projectos de design de comunicação com um elevado grau de complexidade, integrando as várias fases do processo — investigação, ideação, prototipagem, implementação e apresentação. Esta abordagem pedagógica valoriza a autonomia, o pensamento crítico e o trabalho em equipa, promovendo uma aprendizagem significativa e orientada para os desafios do mercado profissional contemporâneo.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    10
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não