ISMAT 21750
Design Process
Design de Comunicação (BOL) [ISMAT]
-
ApresentaçãoPresentationA UC de Design Process irá aincidir ao nível do aplicação dos métodos, metodologias e ferramentas de Design, a um contexto real, em que os alunos irão aplicar conhecimentos ao nível da análise, caracterização, estratégias de desenvolvimento de um projecto. Serão importantes aspectos de fundamentação das escolhas efectuadas no âmbito do Design e no planeamento do desenvovimento e orçamentação estimativa dos projectos por eles escolhidos para implementação.
-
ProgramaProgrammeCP1 - O Processo de Design (Metodologias utilizadas: Ideo/ Double Diamond/ Mindshake/ Ideasrevolution...) CP2 - Métodos de design: do pensamento criativo 3 - Pesquisa, análise e síntese: desfragmentação das etapas básicas do processo criativo. CP3 - O caminho incerto da criatividade, imaginação, fantasia e inovação - Pensamento Lateral, Divergência | Convergência - Pensamento sistémico. CP4 - Como transformar o design process em um pensar sustentável - De Human Centered Design para Human & Nature centered Design CP5 - Como Construir ou Adaptar Processos de Design, Métodos, Técnicas e Ferramentas CP6 – Relacionamento entre o designer e o cliente
-
ObjectivosObjectivesO1 - Compreender os processos criativos e o processo de Design em contexto real O2 - Dominar as fases do processo Criativo e do processo do Design O3 - Criar processos criativos aplicados ao Design, em contextos sociais complexos e com integração do pensamento da Natureza O4 - Saber aplicar processos de Design a diferentes desafios, áreas científicas e novas fronteiras do conhecimento transdisciplinar
-
BibliografiaBibliographyBrown, T. (2009). Change by design: How design thinking creates new alternatives for business and society. Harvard Business Press. Liedtka, J., & Ogilvie, T. (2011). Designing for growth: A design thinking tool kit for managers. Columbia University Press. Martin, R. (2009). The design of business: Why design thinking is the next competitive advantage. Harvard Business Press. Stickdorn, M., Lawrence, A., Hormess, M. E., & Schneider, J. (2018). This is service design doing: Applying service design thinking in the real world. O'Reilly Media. Aspelund, K. (2015). The design process (2nd ed.). Fairchild Books. Lorusso, S. (2023). What design can't do: Essays on design and disillusion. Set Margins'. Tunstall, D. (2023). Decolonizing design: A cultural justice guidebook. MIT Press. Lima, M. (2023). The new designer: Rejecting myths, embracing change. MIT Press. Wizinsky, M. (2022). Design after capitalism: Transforming design today for an equitable tomorrow. MIT Press.
-
MetodologiaMethodologyA unidade curricular adota metodologias ativas centradas no estudante, promovendo a articulação entre pensamento crítico, prática aplicada e desenvolvimento de competências empreendedoras e colaborativas. As metodologias incluem: M1 – Flipped Classroom: Os estudantes acedem previamente a um conjunto de textos de referência (readers) selecionados pelo docente, A partir de uma janela temática proposta – Do Business Design ao Design Leadership, Do Design Tecnológico ao Maturity Model Invisioning ou Do Social Design ao Design & Nature Centered Model – desenvolvem projetos de grupo com base na exploração crítica dos conteúdos. M2 – Learning by Doing: Através da análise e desenvolvimento de estudos de caso, os estudantes aplicam os conteúdos teóricos em situações simuladas, promovendo a experimentação prática, a resolução de problemas e a tomada de decisão em contexto de design estratégico M3 – Experiential Learning: Estas metodologias garantem a coerência com o modelo pedagógico da instituição
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS4
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão



