ISMAT 7094
Edificações III
Arquitetura [ISMAT]
-
ApresentaçãoPresentationEsta unidade curricular consiste no estudo das técnicas passivas e ativas de forma a minimizar todos os custos energéticos recorrendo à arquitetura bioclimática, bem como do estudo da geomatria da insolação e iluminação natural. Será aborada ainda a acústica em salas e disposições de projeto de acordo com a legislação portuguesa em vigor.
-
ProgramaProgrammeGeometria da insolação Cartas solares Efeito da orientação e das obstruções Efeito das palas Iluminação Natural Noções gerais Fontes de luz natural Fator luz dia Acústica Conceitos gerais Grandezas básicas Reverberação e isolamento sonoro Conceção arquitetural de edificios correntes Acústica de salas
-
ObjectivosObjectivesComplementar competências no âmbito da acústica adquiridas em Edificações II. Compreender e definir soluções para melhorar o comportamento térmico dos edifícios existentes. Capacidade para integrar técnicas passivas de controlo térmico nos projectos de arquitectura de novos edifícios. Caracterizar e avaliar em fase de projeto de arquitetura o desempenho de diferentes soluções dos pontos de vista da insolação e da iluminação natural e conceber soluções. Compreender o desempenho acústico dos edifícios e saber como intervir. Interpretar os correspondentes requisitos regulamentares e conceber soluções arquitetónicas.
-
BibliografiaBibliographyBARRON, Michael. Auditorium Acoustics and Architectural Design. 2ªed. Londres: Taylor & Francis, 2009 CARTER, C. [et.al.]. Principles of Passive Solar Building Design. Nova Iorque: Pergamon Press, 1987 GONÇALVES, H. [et.al.]. Edifícios Solares Passivos em Portugal. Lisboa: INETI ¿ Departamento de Energias Renováveis,1997. HENRIQUE, Luís. Acústica musical. 2ªed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2007
-
MetodologiaMethodologyApresentação e discussão de projetos atuais.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS4
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão