ISMAT 817
Epistemologia das Ciências Humanas
Psicologia (ISMAT)
-
ApresentaçãoPresentationEstudar as grandes tradições epistemológicas no âmbito da sua aplicação à Psicologia. A UC Epistemologia das Ciências Humanas permite: Desenvolver o espírito crítico; Compreender os processos de formação e de autonomização de uma disciplina, de uma ciência em geral e da Psicologia, como ciência, em particular; Explicar a diversidade dos principais sistemas da Psicologia.
-
ProgramaProgrammeO que é a Epistemologia das Ciências Humanas? Antecedentes e actualidade Os conceitos fundamentais e as principais questões epistemológicas. As Ciências Humanas: os constrangimentos e os obstáculos Conhecimento e conhecimento científico Conhecimento e percepção Explicação e lei científica Os valores a realidade e a Verdade: a problemática da objectividade nas Ciências Humanas Determinismo e causalidade O paradigma científico, a hipótese e o paradigma em Psicologia A teorização O pensamento paixão, o pensamento científico e o pensamento infantil O problema mente/corpo e o problema da consciência Questões metodológicas: - O individualismo metodológico - A análise funcional - A abordagem hermenêutica Problemas da epistemologia: - A investigação como prática social - Uma descontinuidade. O Relativismo Epistemologia psicológica O indivíduo. Indivíduo e personalidade. Consciência e comportamento. O uso de questionários.
-
ObjectivosObjectivesEstudar as principais questões e debates epistemológicos atuais. Examinar as construções teóricas, a formação dos conceitos e a elaboração das demonstrações. Analisar e confrontar as principais ideias das escolas teóricas. Examinar a questão do estatuto da epistemologia das ciências humanas: dependência ou autonomia? Competências a desenvolver: Adquirir as noções básicas de epistemologia. Identificar os momentos importantes da evolução histórica da disciplina. Iniciar-se na investigação epistemológica. Adquirir a capacidade de apresentar com clareza as principais ideias e debates epistemológicos estudados. Assimilar as principais questões metodológicas próprias de cada ciência em geral e da Psicologia em particular.
-
BibliografiaBibliographyBaptista, António Manuel (2002), O Discurso Pós-Moderno Contra a Ciência: Obscurantismo e Irresponsabilidade . Lisboa: Gradiva. Bachelard, G. (2013). A epistemologia . Lisboa: Edições 70. Barata, A. (2005). Conhecimento e Crença. Lisboa: RICI/UNL. Popper, K. (2011). A lógica da pesquisa científica. S. Paulo: Cultrix Popper, K. (2009). O conhecimento e o problema corpo-mente. Lisboa: Edições 70
-
MetodologiaMethodologyA utilização de metodologia ativa e dar aos alunos a possibilidade de aprender a trabalhar num contexto interdisciplinar (STEAM).
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS5
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão



