Skip to main content

ISMAT 194

Estatística

Gestão de Recursos Humanos [ISMAT]
  • ApresentaçãoPresentation
    O valor dos dados é hoje reconhecido em inúmeras áreas de aplicação e as organizações utilizam-nos cada vez mais no suporte à tomada de decisões. Nesta Unidade Curricular começa-se por apresentar os conceitos introdutórios de Estatística, seguindo-se a apresentação de vários tipos de tabelas, gráficos e medidas descritivas que se podem utilizar para organizar e caracterizar os dados. Introduz-se depois o conceito de probabilidade e avança-se para a Estatística Inferencial, que visa inferir sobre a população, a partir do conhecimento dos dados da amostra, englobando a estimação pontual e intervalar de parâmetros e o teste de hipóteses acerca destes. É analisada também, de forma gráfica e analítica, a correlação entre variáveis quantitativas e são desenvolvidos modelos de regressão linear simples e múltipla, muito úteis para fins preditivos. Será utilizado o software jamovi.  
  • ProgramaProgramme
    CP1. Introdução à estatística CP2. Estatística descritiva CP3. Probabilidades e variáveis aleatórias CP4. Testes de hipóteses paramétricos e não paramétricos   CP5. Análise de correlações     CP6. Regressão linear simples e múltipla CP7. Utilização do software jamovi para análise dos resultados.
  • ObjectivosObjectives
    OA1 - Compreender os usos e conceitos básicos da estatística. OA2 - Conhecer o conceito de variável e as suas classificações. OA3 - Identificar características de uma amostra por meio da estatística descritiva. OA4 - Distinguir conceitos e resolver problemas envolvendo probabilidades e variáveis aleatórias. OA5 - Realizar testes de hipóteses paramétricos e não paramétricos. OA6 - Conhecer e aplicar técnicas para analisar correlações entre variáveis. OA7 - Ajustar, avaliar o desempenho e utilizar para fins preditivos, modelos de regressão linear. OA8 - Analisar dados com o apoio do software jamovi.
  • BibliografiaBibliography
    Hall, A., Neves, C., & Pereira, A. (2011). Grande Maratona de Estatística no SPSS. Lisboa: Escolar Editora. Marôco, J. (2018). Análise Estatística com o SPSS Statistics. (7ª ed.). Pêro Pinheiro: ReportNumber. Murteira, B. & Antunes, M. (2012). Probabilidades e Estatística. (Vol. 1). Lisboa: Escolar Editora. Reis, E. (2008). Estatística Descritiva. (7ª ed.). Lisboa: Sílabo.    
  • MetodologiaMethodology
    A metodologia de ensino inclui o método expositivo (ME1) para apresentar os conteúdos necessários, o demonstrativo (ME2) para ilustrar a sua aplicação a casos práticos e o ativo (ME3) para resolução de exercícios com e sem recurso ao computador, numa aprendizagem baseada em problemas. A avaliação de conhecimentos é feita por avaliação contínua ou por prova escrita de exame final. A avaliação contínua inclui a realização de: - um teste de avaliação escrita (40%) - um trabalho de grupo (40%)   -- grupos de 2 ou 3 - resolução de exercícios no Moodle (20%).
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não