ISMAT 2580
Estratégia Empresarial
Gestão de Empresas [ISMAT]
-
ApresentaçãoPresentationAs estratégias empresariais são atividades multidisciplinares que movem o desenvolvimento de uma região, articulando os três pilares: comunidade, empresas e clientes. A estratégia é holística, integradora e aspira a passar ao campo do memorável, através do apelo aos cinco sentidos, promovendo o bem-estar empresarial, da comunidade e surpreendendo o cliente, por meio dos recursos e processos criativos, de modo a despoletar sensações no mesmo, enaltecendo os valores empresariais através de experiências inovadoras, que no fundo são co criadas entre a empresa e o cliente. A cocriação beneficia a aplicação do processo de instrumentalização das estratégias, que além de promover a importância do produto/serviço atende às reais necessidades do cliente, diminuindo o erro através da execução de protótipos e testes antes de atingir o produto final.
-
ProgramaProgramme1. Conceitos Base Inteligência Económica e a Modernidade A empresa Estratégia, Gestão estratégica, Competitividade 2. Formulação Estratégica As escolas de pensamento estratégico/Strategy Safari Positioning model vs. resource based model 3. Estratégias de Negócio Ferramentas de análise (análise externa, interna, SWOT) Estratégias tipo (custo, diferenciação, foco) Cadeia de valor 4. Estratégias Corporativas Diversificação/Portfolio Management Integração Vertical e Outsourcing Estratégico Fusões & Aquisições Internacionalização Estratégias colaborativas 5. Implementação / Execução da Estratégia
-
ObjectivosObjectivesA UC é orientada para a perspetiva do desenvolvimento das competências fundamentais para pensarem estrategicamente, formularem estratégias competitivas e corporativas específicas, compreenderem as dificuldades associadas à implementação/execução da estratégia, de forma a poderem assumir-se como agentes de mudança fomentando a prática reflexiva através de projetos inovadores neste setor, irá proporcionar skills interdisciplinares que integram negócios e serviços.
-
BibliografiaBibliographyHitt, Ireland e Hoskisson (2020) Strategic Management: Competitiveness & Globalization, Concepts & Cases (13a ed.). Cengage. Silva, G., Silva, J. T. (2019). Estrate¿gia: O Poder da Gesta¿o Estrate¿gica para Identificar, Explorar e Resolver Problemas. Actual. Teixeira, S. (2020). Gesta¿o Estrate¿gica (2a ed.). Escolar Editora. Barney, J .B. & Hesterly, W. S. (2021). Strategic Management and Competitive Advantage (7th ed.). Pearson.
-
MetodologiaMethodologyTendo em consideração que as aulas terão uma componente de aprendizagem activa, explorativa e grupal; será fundamental desenvolver uma avaliação continua de caracter qualitativo. A avaliação será ponderada consoante a diversidade de experiências proporcionadas aos alunos. No final será fundamental obter feedback do valor acrescida da experiência, sendo os agentes desta iniciativa, os alunos e as entidades participantes nos desafios de workshop. As ponderações da avaliação serão: exercício que compõem o projecto a apresentar no final do semestre (70%), capacidade de apresentar e defender o projecto (20%) e assiduidade (10%).
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS5
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão