Skip to main content

ISMAT 22546

Ética e Comportamento Profissional em Gestão de Recursos Humanos

Gestão de Recursos Humanos [ISMAT]
  • ApresentaçãoPresentation
    Esta unidade curricular tem como objetivos desenvolver nos estudantes a capacidade de refletir sobre as questões de ética e deontologia, de forma a tomarem as atitudes mais corretas na prática da gestão de recursos humanos.
  • ProgramaProgramme
    I PARTE – CONCEITOS GERAIS   1. - Moral 2. - Ética 3. - Deontologia 4. - Responsabilidade social 5. - Responsabilidade profissional e corporativa 6. - Competências profissionais   II PARTE – ÉTICA, NEGÓCIOS E PROFISSÃO   1. - Evolução temporal das preocupações éticas 3. - Questões éticas da liderança 4. - Conflitos entre consciência particular e objetivos empresariais 5. - Discussão de casos práticos   III PARTE - ANÁLISE DE SOLUÇÕES PRÁTICAS DE NORMALIZAÇÃO DE PROFISSÕES   1. - Princípios éticos 2. - Códigos deontológicos 3. - Códigos de ética e de conduta 4. - Análise comparativa de alguns códigos de ética e de conduta   IV - PARTE - A PROFISSÃO DE GESTOR DE RECURSOS HUMANOS   1. - Enquadramento da profissão na Sociedade 2. – Funções fundamentais do gestor de RH 3. - Organizações profissionais dos gestores de RH 4. – As competências profissionais do gestor de RH   V – PARTE – ESPAÇO DE DEBATE – O AGIR ÉTICO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
  • ObjectivosObjectives
    Os estudantes devem ser capazes de identificar os diferentes níveis de responsabilidade no processo, saber relacionar a competência ética com o desenvolvimento profissinal, conseguir discutir o código deontológico como afirmação de profissionalismo, evidenciar um pensamento reflexivo sobre a natureza ética da profissão. É também um dos objetivos da UC sistematizar quais são as principais competências profissionais de um gestor de recursos humanos.
  • BibliografiaBibliography
    Almeida, F. (2001). Ética, Valores Humanos e Responsabilidade Social das Empresas. Cascais: Principia. ISBN 9189898131621 Moreira, J. M. (2008). A Contas com a Ética Empresarial. Cascais: Principia. ISBN: 9789898131126 Neves, J. C. (2014). Introdução à Ética Empresarial. 2.ª Edição. Cascais: Principia. ISBN 9789897161223 Nunes, C. (2016). Ética Organizacional. Uma abordagem estratégica. Lisboa: Chiado Editora. ISBN 9789895167579 Rego, A. et al. (2007). Gestão Ética e Socialmente Responsável: Teoria e Prática. 2.ª Edição. Lisboa: RH Editora. ISBN 9789728871093  
  • MetodologiaMethodology
    Método expositivo e participativo. Análise e discussão de casos práticos e debates. Utilização de PowerPoints e criação de um Código de Ética e de Conduta.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não