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ISMAT 14498

Formação e Desenvolvimento Profissional

Gestão de Recursos Humanos [ISMAT]
  • ApresentaçãoPresentation
    Esta UC tem por objetivo enquadrar o papel da formação e do desenvolvimento profissionais no âmbito da GRH. Caracterizando os diferentes paradigmas de formação, discute os contextos de formação formal e informal numa perspetiva de gestão estratégica de RH. 
  • ProgramaProgramme
    CP1. O papel da formação e desenvolvimento profissional na gestão estratégica das organizações 1.1. A formação e o desenvolvimento profissionais (FDP) 1.2. Contextualização da FDP na Gestão Estratégica de RH  1.3. Aprendizagem formal e informal  1.4. Legislação aplicável CP2. Gestão da formação formal - A gestão tática do ciclo da formação 2.1. Diagnóstico de necessidades - aspetos de análise 2.2. Programação / planeamento - aspetos organizativos 2.3. Implementação - formatos, métodos, técnicas 2.4. Avaliação e controlo. Níveis de transferência para o trabalho. Vertente económico-financeira. CP3. Gestão da formação informal - Novas formas de aprendizagem 3.1. Gestão do conhecimento e organizações aprendentes 3.2. Desafios da autoaprendizagem e formação ao longo da vida 3.3. Tecnologias digitais e redes colaborativas CP4. Desafios à FDP 4.1. Globalização e gestão de contextos multiculturais 4.2. Novas formas de organização do trabalho e novas competências
  • ObjectivosObjectives
    OA1- Enquadrar a formação e desenvolvimento profissionais na gestão estratégica de recursos humanos;  OA2- Reconhecer e aplicar os diferentes procedimentos das etapas do ciclo de formação: diagnóstico, programação, implementação e avaliação de ações de formação formal; OA3- Compreender os novos paradigmas de formação integrando-os no contexto estratégico das organizações em geral e na gestão estratégica de RH em particular; OA4- Realizar um diagnóstico de formação num setor específico de atividade e apresentar propostas de intervenção. 
  • BibliografiaBibliography
    Ferreira, A.I., Martinez, L.F., Nunes, F.G., Duarte, H. (2015). GRH para gestores. RH Editores. Lopes, A., & Picado, L. (2010). Conceção e formação profissional contínua: da qualificação individual à aprendizagem organizacional. Edições Pedago. Noe, R. A. (2020). Employee training & development (8h ed.). McGraw-Hill. Rego, A., Cunha, M.P., Gomes, J.F.S., Cunha, R.C., Cabral-Cardoso, C., Marques, C.A. (2018). Manual de gestão de pessoas e do capital humano (3ª ed.). Sílabo.   (Serão indicados artigos científicos de relevo para cada item dos CP/ Relevant scientific papers will be indicated in each item of the S.)  
  • MetodologiaMethodology
    Exposição teórica (ME1) dos principais conteúdos programáticos (CP); Estudos de caso discutidos em aula como exercício envolvendo todos os alunos, e estudo de caso numa empresa real no âmbito do Projeto CHANGE-UP (ME2); Análise e discussão de artigos científicos (ME3).   Os estudantes realizarão um estudo de caso numa organização real, na qual serão efetuados um diagnóstico, uma análise crítica e propostas de melhoria relativamente ao tópico estudado. Aplicarão os conhecimentos adquiridos numa lógica de investigação-ação.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não