Skip to main content

ISMAT 332

Geometria I

Arquitetura [ISMAT]
  • ApresentaçãoPresentation
    Ao contribuir para o desenvolvimento de competências necessárias à perceção e visualização espaciais, a Geometria apresenta-se como instrumento/meio de representação do objeto conceptual. Como tal é responsável, não só pela técnica entendida como instrumento, como pela mecânica conceptual que Ihe está associada. A capacidade de dar a ver e possibilitar fazer é parte fundamental do processo criativo subjacente à disciplina de arquitectura.
  • ProgramaProgramme
    INTRODUÇÃO: 1. Noção de projeção de figuras no espaço; 2. Tipos de projeção. REPRESENTAÇÃO AXONOMÉTRICA: 1. Definições e generalidades; 2. Ângulos de direcções e de fuga; 3. Coeficientes de redução; 4. Axonometria por projecções oblíquas: representação Cavaleira e representação Militar; 5. Axonometria por projecções ortogonais: representação Isométrica, Dimétrica e Trimétrica. SISTEMA DE DUPLA PROJEÇÃO ORTOGONAL 1. Representação do Ponto, da Reta e do Plano: Interseções de Retas, de de Planos e de Retas com Planos; 2. Representação de Figuras Planas; 3. Representação de Sólidos.
  • ObjectivosObjectives
    O aluno deverá ficar habilitado a: - aplicar conhecimentos teórico-práticos de geometria relativa ao observador (perspetiva cónica), na sua capacidade de representar e de envolver o objeto; - reconhecer a projeção como parte integrante do projetar; - reconhecer a projeção como método de rigor gráfico; - demonstrar capacidades de destreza ao nível da representação técnica das formas, necessárias para o futuro exercício da prática profissional.
  • BibliografiaBibliography
    RICCA, Guilherme - Geometria Descritiva? Método de Monge. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1992; PINHEIRO, Carlos da Silva e Pedro Fialho de Sousa - Desenho. Lisboa: Colecção de Textos pré-universitários, 1980; ASENSI, F. Izquierdo - Geometría Descriptiva. Madrid: Editorial Paraninfo, 1997.
  • MetodologiaMethodology
    Metodologia teórico-prática. Apresentação prévia dos conteúdos teóricos e sua aplicação e consolidação através da resolução assistida de exercícios práticos. O processo de avaliação assenta em três elementos: a) avaliação contínua tendo em conta a assiduidade e a qualidade de participação dos alunos. b) avaliações periódicas de exercícios práticos relacionados com as várias unidades temáticas. c) Frequências. Avaliação contínua...............................................................................10% Exercícios práticos...............................................................................40% Frequências.........................................................................................50%
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    4
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não