ISMAT 7428
Gestão de Projetos
Design e Produção de Moda e Têxtil (L) (ISMAT)
-
ApresentaçãoPresentationEste UC tem o seu campo de ação focado essencialmente na gestão do processo de moda, no entanto, atua mais especificamente ao nível da estruturação de coleções e de todo o processo desde a aquisição das matérias primas até ao cliente final em diferentes modelos de negócio. Abrange o sourcing, criação, licenciamento e venda. A sua intervenção na gestão dos processos e inerentemente da marca coloca a UC num nível de pertinência alta uma vez que é nesta UC que os estudantes vão adquirir conhecimento acerca dos processos e modelos e métodos de trabalho que irão aplicar em contexto de trabalho. É de grande importância que os estudantes entendam a importância da gestão e compreendam como e onde e quando estes conhecimentos podem ser aplicados. A apologia à indústria e marcas e seu funcionamento complementarão o entendimento dos estudantes relativamente ao processo desde a escolha das fibras até à venda do produto.
-
ProgramaProgramme1. A gestão de projetos na indústria da moda contemporânea Breve análise histórica e sociológica da história da indústria da moda dos finais do séc.XX até à atualidade. 2. Introdução às principais etapas da gestão de projetos. As etapas da gestão de projetos, desde a ideia inicial, à análise de marcas concorrentes, identificar os riscos, os pontos fortes e fracos de um projeto, a gestão do tempo, a gestão de recursos humanos, de custos de riscos e de investimentos. O planeamento e gestão de um projeto criativo. Princípios de gestão de marca. Design e direitos autorais. 3. A previsão de tendências na indústria da moda O processo de previsão e apresentação de tendências. A previsão de tendências enquanto ferramenta. 4. O processo de moda Diferentes modelos de negócio e licenciamentos. Tech pack. O processo desde a aquisição das matérias-primas até ao consumidor final.
-
ObjectivosObjectives1. Identificar os principais conceitos e etapas da gestão de projetos na indústria da moda; 2. Conhecer os fundamentos da gestão de projetos; 3. Compreender quais os diferentes elementos integrantes de um projeto de moda; 4. A previsão de tendências enquanto ferramenta para a gestão de projetos; 5. Identificar as principais etapas do processo de moda.
-
BibliografiaBibliographyBogner M. (2019). Licensing in the Fashion Industry. Opportunity or Threat? Grin Verlag. ISBN 978-3346035073 Bose K. (2023). How to Start a Fashion Brand: Step-by-Step Guide to Launch Your Fashion E-commerce Brand. Dove Ventures LLP. ISBN 978-8196448738 Cadigan, E. (2014). Sourcing and Selecting Textiles for Fashion: Sourcing and Selection, Fairchild Books Dillon S. (2018). The Fundamentals of Fashion Management. 2nd edition. Bloomsbury Visual Arts. ISBN 9781474271219 Erner G. (2015) Sociologia das tendências, GG moda, Editorial Gustavo Gili. ISBN 978-8584520299 Fashionary Team. (2017). The Fashion Business Manual: An Illustrated Guide to Building a Fashion Brand. Fashionary International Ltd. ISBN 978-9887710974 Ha-Brookshire, Jung. (2017). Global Sourcing in the Textile and Apparel Industry, 2nd edition, Fairchild Books
-
MetodologiaMethodologyA unidade curricular será desenvolvida através de sessões expositivas, discussão e de trabalhos de pesquisa. Fomentar-se-á o caracter participativo que facilite a assimilação dos conteúdos e que fomente a interação professor/aluno.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS5
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão



