ISMAT 21646
Gestão Estratégica de Destinos Turísticos
Gestão do Turismo (ISMAT)
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ApresentaçãoPresentationA UC de Gestão Estratégica de Destinos Turísticos integra o 2º semestre do 1o ano da licenciatura em Gestão do Turismo do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes. A referida UC pretende dotar os discentes de conhecimentos sobre a gestão de destinos turísticos, modelos de cooperação entre todos os atores estratégicos, desenvolver ferramentas de gestão e manusear modelos de monitorização da atividade turística.
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ProgramaProgrammeCP1 - Destino Turístico: Conceitos, funções, componentes, agentes. Estruturação ciclo de vida e sustentabilidade; tipologias de destinos. CP2 - Procura turística internacional: tendências pesadas. CP3 - Desenvolvimento do destino turístico competitivo: condicionantes e barreiras ao planeamento; fases do planeamento estratégico de um destino. CP4 - Desenvolvimento de políticas e estratégias: experiências turísticas, oferta turística e produtos turísticos. Posicionamento estratégico. Marca e Imagem dos destinos. Ferramentas de Comunicação e Canais de Distribuição. Fiscalidade nacional e regional. CP5 - Modelo de Gestão dos Destinos. CP6 - Eixos de suporte à Gestão dos Destinos: Nível estratégico e operativo; Observatórios do Turismo; Inteligência de Mercado; Mediação e Monitorização; Avaliação dos Resultados. CP7 - Desenvolvimento de um projeto conceptual aplicado ao turismo - Projeto COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS (caso haja realização)
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ObjectivosObjectivesNo final da UC, os alunos deverão ser capazes de: OA1 - discutir os principais desafios da estruturação e gestão de um destino turístico; OA2 - compreender o impacto da gestão da procura turística na competitividade dos destinos; OA3 - apreender e pôr em prática modelos de cooperação e coresponsabilização entre atores estratégicos, construção de uma identidade territorial e desenvolvimento de ferramentas de comunicação, promoção e distribuição adequadas; OA4 - compreender a relevância da gestão do conhecimento existente nos destinos turísticos, ou seja, experiências, ferramentas de gestão da informação e de inteligência de mercado e suporte à tomada de decisão; OA5 - identificar e manusear modelos de monitorização da atividade de um destino turístico e saber intervir de forma adequada num enquadramento de crise.
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BibliografiaBibliographyArtal-Tur, A., Correia, A., & Jiménez-Medina, M. P. (Eds.). (2021). Tourism Research in Ibero-America: Urban Destinations, Sustainable Approaches and New Products . Routledge. Correia, A. (edt.) (2023). Turismo - Algarve, Segredos por Revelar. Escolar Editora. ISBN: 9789725925904 Correia, A., & Homem, A. P. B. (2018). Turismo no Centro de Portugal: Potencialidades e Tendências. Actual. ISBN: 9789896943042 Ryan, C. (2020). Advanced Introduction to Tourism Destination Management . Edward Elgar Publishing. Kozak, N., & Kozak, M. (2019). Tourist Destination Management. New York: Springer. Decrop, A., Correia, A., Fyall, A., & Kozak, M. (Eds.). (2021). Sustainable and Collaborative Tourism in a Digital World . Goodfellow Publishers Ltd.
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MetodologiaMethodologyOs métodos de ensino usados baseiam-se no método expositivo, discussão de artigos sobre os temas estudados, análise de casos práticos e trabalho de grupo. 1. Participação, empenho nas aulas e evolução de conhecimentos 10% 2. Trabalho de grupo (máximo 3 alunos) - Projeto Comunidades Sustentáveis 45%; 3. Teste escrito 45% Os alunos que não obtiverem aprovação ou não tiverem efetuado a avaliação contínua serão sujeitos à avaliação final através de um exame escrito (100%).
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS5
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão