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ISMAT 21631

Gestão Estratégica para a Hospitalidade no Turismo

Gestão do Turismo (ISMAT)
  • ApresentaçãoPresentation
    Disciplina que permite conhecer as teorias e os modelos explicativos do comportamento dos consumidores /clientes, identificar as componentes de um plano estratégico para a hospitalidade no turismo e proporcionar conhecimentos sobre as atuais tendências do mercado/consumo, o mercado potencial, a ação da concorrência e as potencialidades da envolvente.
  • ProgramaProgramme
    1.1 O Conceito de hospitalidade no turismo 1.2 Teorias e modelos explicativos do comportamento dos consumidores/clientes 1.3 Análise de macro e micro segmentação 1.4 A realização de uma estratégia de segmentação 1.5 A Análise da Atratividade e da Competitividade 1.6 Gestão do Marketing-mix 1.7 O Plano Estratégico para a hospitalidade no turismo 1.8 Marketing-mix para Situações Especiais 2. Gestão Estratégica na hospitalidade 2.1 O Conceito de Estratégia e sua Importância na hospitalidade 2.2 Análise do meio envolvente e da empresa 2.3 Modelos e técnicas de apoio à análise, avaliação e seleção de estratégias 2.4 Formulação da Estratégia e Decisões Estratégicas 2.5 A Gestão Estratégica da hospitalidade em diferentes contextos
  • ObjectivosObjectives
    Os objetivos desta unidade curricular são os seguintes: OA1 - Apresentar as teorias e os modelos explicativos do comportamento dos consumidores /clientes; OA2 - Identificar as componentes de um plano estratégico para a hospitalidade no turismo; OA3 - Proporcionar conhecimentos sobre as atuais tendências do mercado/consumo, o mercado potencial, a ação da concorrência e as potencialidades da envolvente; OA4 - Dar a conhecer, compreender e aplicar as ferramentas de gestão orientadas para as oportunidades de mercado em termos de hospitalidade no turismo; OA5 - Apresentar metodologias e técnicas de análise estratégica para a hospitalidade no turismo
  • BibliografiaBibliography
    António, N. (2015) Estratégia Organizacional ? do Posicionamento ao Movimento, Edições Sílabo. Rodrigues J. (2012) Estratégia Organizacional do negócio à ética. Escolar Editora. Thompson, Strickland and Gamble. (2013). Crafting and Executing Strategy - The Quest for Competitive advantage, McGraw-Hill. Nigel, E. (2013). Strategic Management for Tourism Hospitality and Events. USA: Routledge. Okumus,F. et al (2010). Strategic Management in the International Hospitality and Tourism Industry. USA: BH.  
  • MetodologiaMethodology
    Aulas teórico-práticas onde se apresentam e discutem conceitos, metodologias e técnicas, com recurso a meios audiovisuais. Análise e discussão de situações concretas, estudos de casos, que permitam não só a troca de experiências, mas também a prática da tomada de decisões em grupo e que ajudem a consolidar os resultados de aprendizagem. AVALIAÇÃO - Teste Fina de Avaliação (70%) - Participação e Assiduidade (30%) A não realização da prova de avaliação ou a não obtenção de nota mínima de 8 valores em cada uma delas, o aluno terá que realizar uma prova escrita final em época de recurso (100%).
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não