Skip to main content

ISMAT 13709

Gestão Internacional de Recursos Humanos

Gestão de Recursos Humanos [ISMAT]
  • ApresentaçãoPresentation
    No contexto da globalização e internacionalização das organizações e das pessoas, a função Recursos Humanos tem conhecido uma rápida evolução, colocando-se problemas e desafios cada vez mais urgentes, que necessitam de respostas eficazes. As mobilidade de pessoas entre países, nas suas múltiplas formas e motivos, pelo impacto e papel que desempenha nas organizações, torna imprescindível a existência de especialistas que se ocupem da sua gestão, respondendo aos desafios do presente com realismo e com rigor, essencial para uma visão objetiva e também prospetiva das situações. Esta Unidade Curricular pretende formar profissionais que disponham de competências técnicas e científicas avançadas, possuindo sólido domínio dos modelos, das técnicas e das práticas mais modernas e mais eficazes, sobre a forma como lidar com a mobilidade de pessoas entre países, possibilitando assim quer uma rápida inserção na vida ativa, quer uma continuação da formação a nível de curso de 2º Ciclo.
  • ProgramaProgramme
    Modulo 1 Globalização: impactos sociais e económicas Modulo 2 O Impacto dos Diferentes Contextos Culturais na GIRH Modulo 3 As Diferentes Formas de Internacionalização e o Impacto na GIRH Modulo 4 O Recrutamento, Seleção e Gestão de Expatriados Modulo 5 Tendência e desafios da GIRH
  • ObjectivosObjectives
    A. Preparar os alunos para lidarem com as matérias que envolvem a gestão de pessoas num contexto de internacionalização de organizações e de negócios, no contexto global e nacional. B. Preparar os alunos para identificarem os contextos culturais que afetam os negócios internacionais e a gestão de pessoas em cada um destes contextos. C. Capacitar os alunos para desenvolverem ações de gestão de pessoas expatriadas, repatriadas e migrantes em todas as dimensões da gestão de RH. D. Preparar os alunos para decidirem quando e como deve ser feita a expatriação e a repatriação de pessoas.
  • BibliografiaBibliography
    Rego, Arménio; Cunha, Miguel Pina e - Manual de Gestão Transcultural de Recursos Humanos. (2009). Lisboa: Editora RH. Páginas: 588. ISBN: 9789728871246 Finuras, Paulo - Gestão Intercultural: Pessoas e Carreiras na Era da Globalização. (2011). Lisboa: Edições Sílabo. Páginas: 504. ISBN: 9789726186298 Camara, Pedro B. da - Gestão de Pessoas em Contexto Internacional. (2008). Lisboa: Dom Quixote. Páginas: 264. ISBN: 9789722036498 Finuras, Paulo - Globalização e Gestão das Diferenças Culturais. (2018). Lisboa: Edições Sílabo. Páginas: 158. ISBN: 9789726189657 Finuras, Paulo - Gestão Internacional e Recursos Humanos. (1999). Lisboa: Edições Sílabo. Páginas: 178. ISBN: 9789726182085 Camara, Pedro B. da - A Expatriação em Portugal. (2011). Lisboa: Editora RH. Páginas: 144. ISBN: 9789728871376 Hofstede, G. - Culturas e Organizações. (1997). Lisboa: Edições Sílabo. Harzing, A. W., & Pinnington, A. (Eds.) - International Human Resource Management. (1995 1ª edição). London: Sage.
  • MetodologiaMethodology
    O programa tem como objetivo proporcionar aos participantes os conhecimentos teóricos e as competências práticas necessárias para desenvolver uma atividade profissional na gestão internacional de recursos humanos. Dada a natureza teórico-prática desta unidade curricular, os métodos de ensino incluem abordagens expositivas e interrogativas, bem como métodos ativos, como a realização de pequenos estudos de caso e a apresentação de trabalhos práticos. Para a apresentação do conteúdo programático, utilizam-se suportes como apresentações em PowerPoint, vídeos, artigos para leitura adicional e a exposição de casos reais. É esperada uma participação ativa em todas as atividades propostas, sendo esta condição fundamental para alcançar os objetivos do programa. Portanto, a presença regular e a pontualidade em todas as sessões são requisitos essenciais.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não