ISMAT 13721
História da Cidade I
Arquitetura [ISMAT]
-
ApresentaçãoPresentationFrequentemente, a noção de história passa, a partir do tempo de quem a escreve, pela narração linear e imparcial de vários acontecimentos que contribuem, mesmo que inadvertidamente, para uma certa inevitabilidade do passado. Do mesmo modo, habitualmente, a cidade, no contexto disciplinar da arquitetura, é lida como um objeto autónomo, imune a constrangimentos externos. Pretende-se questionar esses pressupostos e interrogar o próprio conceito de história e de cidade, estendendo esta reflexão além dos limites disciplinares tradicionais. A história, será considerada como um relato parcial feito de múltiplos presentes retrospetivos situados no tempo e no espaço. A cidade, como a materialização de um conjunto de forças que resultam das mais variadas relações de poder que foram tendo lugar ao longo do tempo naquele espaço específico. Compreender como esses “presentes” e “forças” têm implicações significativas e se podem aplicar na prática atual do projeto é o contributo desta UC.
-
ProgramaProgrammeA UC questionará alguns dos conceitos básicos da história e da cidade, recorrendo para tal a ferramentas oriundas de outras disciplinas como a filosofia, geografia, economia, sociologia ou estudos culturais. Partindo do estudo de quatro cidades – Lisboa, Amesterdão, Londres e Nova Iorque –, será analisado como se deram as suas evoluções territoriais ao longo dos séculos até à contemporaneidade. Procurar-se-á compreender como estes aglomerados urbanos reagiram, e continuam a reagir, a um conjunto de forças que atuam ou que se fazem sentir na cidade – guerras, migrações, revoluções tecnológicas, transformações económicas, mudanças políticas, desastres naturais e humanos, alterações climáticas e culturais. Estudar-se-á como os arquitetos, individualmente, contribuem com os seus projetos para este palimpsesto comum, que interpretação têm de cidade e o que trazem para a sua construção. Mas também, refletir que leituras e interpretações contemporâneas se fazem dessas ações.
-
ObjectivosObjectivesPretende-se que os alunos sejam capazes de: • Demonstrar uma compreensão dos principais conceitos da história e de cidade. • Demonstrar que conseguem aplicar estes conceitos de forma inteligente e crítica a novas situações decorrentes da prática arquitetónica contemporânea, tanto da sua como a de outros. • Compreender textos histórico-teóricos e projetos a um nível elevado. • Estruturar reflexões, escritas e orais, sobre a cidade que se baseiem de forma crítica e inteligente nos conceitos e argumentos discutidos e estudados na UC. • Discutir, debater e defender a sua posição através de um discurso articulado, bem argumentado e justificado, demonstrada através de exemplos consistentes, claros e objetivos, com uma estrutura de raciocínio coerente, lógica e rigorosa.
-
BibliografiaBibliographyAURELI, Pier Vittorio, The City as a Project. Berlin: Ruby Press, 2013. BENEVOLO, Leonardo, História da Cidade. São Paulo: Editora Perspectiva, 2001 (1999). BENJAMIN, Walter, “Sobre o Conceito de História”. Lisboa: Assírio e Alvim, 2010 (1940). HARVEY, David, Rebel Cities. From the Right to the City to the Urban Revolution. London/New York: Verso, 2012. JACOBS, Jane, The Death and Life of Great American Cities. New York: Vintage Books, 1992 (1961). KOOLHAAS, Rem, Três Textos sobre a Cidade. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2010 (1994). LEFEBVRE, Henri, O Direito à Cidade. São Paulo: Centauro Editora, 2011 (1968). PORTAS, Nuno (coord.), Políticas Urbanas: Tendências, Estratégias e Oportunidades. Lisboa: F. Calouste Gulbenkian, 2003. TAFURI, Manfredo, The Sphere and the Labyrinth. Avant-Gardes and Architecture from Piranesi to the 1970’s. Cambridge: The MIT Press, 1987 (1980). VIDLER, Anthony, Histories of the Immediate Present: Inventing Architectural Modernism. Cambridge: The MIT Press, 2008.
-
MetodologiaMethodologyDe acordo com o carácter reflexivo e exploratório da UC, os estudantes são chamados a participar em todas as aulas quer através de respostas mais diretas a perguntas concretas quer através de reflexões que emerjam da discussão em curso – daí que a presença nas aulas seja obrigatória. Far-se-á uso do discurso oral e escrito, no intuito de potenciar o juízo crítico e capacidade reflexiva relativamente às questões debatidas. Mas também se fomentará as capacidades de edição e curadoria através dos exercícios previstos que permitirão informar e desenvolver o trabalho a realizar na UC de Projeto VII, não obstante a autonomia de ambas UC’s. Do mesmo modo, espera-se que os conteúdos adquiridos em Projeto VII possam ser aplicados na História da Cidade I, havendo a migração de conhecimento entre ambas. Estão previstas sessões conjuntas entre estas duas UC’s destinadas à apresentação de conteúdos comuns, análise de casos de estudo e debate público dos trabalhos dos alunos.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS4
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão