Skip to main content

ISMAT 13632

História da Psicologia

Psicologia (ISMAT)
  • ApresentaçãoPresentation
    A unidade curricular História da Psicologia tem como objetivo introduzir os estudantes aos principais marcos conceptuais, filosóficos e científicos que contribuíram para a constituição da psicologia como disciplina autónoma. Partindo das suas raízes na filosofia e nas ciências naturais, explora-se a emergência da psicologia científica no final do século XIX, bem como a evolução das diferentes correntes e escolas de pensamento. Ao longo desta UC, os estudantes são incentivados a compreender criticamente métodos e teorias psicológicas e as suas aplicações práticas em diversos domínios.
  • ProgramaProgramme
    Introdução geral: Reflexões sobre o estudo da História da psicologia. As origens e o desenvolvimento do pensamento psicológico ocidental. A Psicologia na Antiguidade Grega, na Idade Média e na Idade Moderna. Fundamentos de uma Ciência Psicológica O contributo de Bergson; Frenologia; Fisiologia; Psicofísica e Evolucionismo A Psicologia como Ciência Os trabalhos de Weber, Fechner, Wundt e Ribot. A fenomenologia e o humanismo existencialista. A psicologia no séc. XX: as principais escolas: Reflexologia; Behaviorismo; Associacionismo; Estruturalismo; Funcionalismo; Gestalt; Psicanálise; Psicologia Humanista; Psicologia Cognitiva. A Psicologia de hoje. Os domínios actuais da reflexão, da aplicação e das práticas em psicologia. A psicologia em Portugal. Contributo do pensamento português. Os antecedentes das Faculdades de Psicologia e Ciências da Educação. Investigação e produção científica: exemplo das revistas portuguesas de psicologia
  • ObjectivosObjectives
    Pretende-se desenvolver uma visão histórica e reflexiva que permita situar os conhecimentos atuais da psicologia no percurso mais amplo da história das ideias, promovendo competências de análise, debate e problematização fundamentais para a formação académica e profissional em psicologia. Como objetivos gerais temos:  1- Identificar e descrever os principais marcos históricos, autores e correntes teóricas que contribuíram para a constituição da psicologia como ciência autónoma. 2- Analisar criticamente a relação entre os contextos filosóficos, sociais e científicos e o desenvolvimento das diferentes escolas de pensamento psicológico. 3- Comparar e discutir continuidades e rupturas entre abordagens clássicas e contemporâneas, compreendendo a sua relevância histórica. 4-Aplicar uma perspetiva histórica para interpretar problemáticas atuais da psicologia, desenvolvendo competências de reflexão, argumentação e síntese.
  • BibliografiaBibliography
    Baker, D. B. (2012). The Oxford Handbook of the History of Psychology: Global Perspectives. Oxford University Press Inc. Brennan, J. (2009). History and Systems of Psychology, 5ª Edition. Englewood Cliffs. Prentice-Hall. Braunstein, J., & Pewzner, E. (2003). História da Psicologia. Lisboa: Instituto Piaget. Hergenhahn, B. R., & Henley, T. (2014). An introduction to the history of psychology. Wadsworth. Pickren, W. E., Rutherford, A. (2010). A history of modern psychology in context. Wiley & Sons. Schultz, D. P., & Schultz, S. E. (2015). A history of modern psychology. Cengage Learning. Shiraev, E. (2015). A history of psychology: A global perspective (2.ª ed.) . Thousand Oaks: Sage.
  • MetodologiaMethodology
    Metodologias diversas e inovadoras: - metodologias ativas, assentes em aulas teórico-práticas, envolvendo a análise, discussão, apresentação de exemplos práticos e situações vivenciais de reflexão e debate; - aprendizagem sempre numa perspetiva interdisciplinar; - trabalhos de grupo e apresentações orais; - atividade de desenovlvimento pessoal e profissional; - e-based learting (com base no Moodle).
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não