ISMAT 22978
História do Design de Moda
Design e Produção de Moda e Têxtil (L) (ISMAT)
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ApresentaçãoPresentationEsta UC tem como finalidade dotar os estudantes com conhecimentos e aptidões específicos sobre a História do Design de Moda, abordando os seus vários movimentos no contexto do Design de Moda.
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ProgramaProgramme1. Contextualização Design, História do Vestuário e História da Moda -Caraterísticas do vestuário nas diversas épocas da história. -Influência do contexto histórico, cultural, socioeconómico e artístico, no modo de vestir. -Sociedade Aberta / Sociedade Fechada -Mecanismos de difusão e contágio 2. Século XIV e XV -Relevância do período para a História da Moda -Diferenças sociocultural e estética entre os períodos pré e pós Idade Média 3. Século XVI e XVIII - A Moda como mecanismo de construção da imagem pública, das relações de poder e divisão de classes. 4.Século XVIII e XIX -A Revoluções Francesa e Industrial e seus impactos na Moda. - Moda e Classe. - Design, Moda e Industrialização. 5. Século XX e XXI - Alta Costura: Moda, Desejo e Estratificação Social. - As Guerras e a Moda. - O Século das Marcas. - Moda e Imagem, como os meios digitais revolucionaram a imagem de moda.
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ObjectivosObjectivesEsta UC tem como objetivo instigar os discentes sobre a História do Design de Moda, abordando os seus movimentos no contexto do vestuário e da sociedade. Ao concluí-la, os alunos deverão: Ampliar a sua cultura geral sobre a História do Design de Moda, conhecendo os antecedentes históricos e os fatores que impulsionaram essa atividade; Compreender a evolução do vestuário desde a antiguidade até à atualidade, identificando protagonistas, movimentos e impactos socioculturais; Identificar os principais agentes do Design de Moda, reconhecendo conexões entre características de design, pensamento criativo e legado histórico; Distinguir referências históricas da moda nacional e internacional e analisar a importância das imagens do passado na produção contemporânea; Desenvolver um pensamento crítico sobre as estruturas sociais e sua influência na difusão da moda; Compreender as mudanças no conceito de Design ao longo do tempo e sua relevância para o desenvolvimento econômico e cultural.
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BibliografiaBibliographyBAUDOT, Francois. (2006) Fashion: The Twentieth Century. New York: Universe; Revised edition. ENGLISH, Bonnie. (2008) A Cultural History of Fashion in the Twentieth Century: From the Catwalk to the Sidewalk. Oxford: N. D. Meikle. GECZY, Adam, and KARAMINAS, Vicki, (2012) Fashion and Art, New York: Bloomsbury Academic. KAISER, Susan B., (2013) Fashion and Cultural Studies, Berg Pub Ltd. KNOX, Kristin, (2012) Culture to Catwalk: How World Cultures Influence Fashion, A&C Black. LEVENTON, Melissa. (2005) Artwear: Fashion and Anti-Fashion. London: Thames & Hudson. MENDES, V. D., & de La Haye, A. (2009). A moda do século XX. Martins Fontes. LIPOVETSKY, Gilles. (1987) O império do Efémero - A moda e o seu destino nas sociedades modernas. D. Quixote. MACKRELL, Alice. (2005) Art and Fashion: The Impact of Art on Fashion and Fashion on Art. London: Batsford. ULLMANN, H.F. (2006) Decades of Fashion. London: Konemann UK Ltd.
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MetodologiaMethodologyAs aulas terão um carácter expositivo e participativo, acompanhados, sempre que possível, por conteúdos visuais, tanto imagens como vídeos. Fomentar-se-á a interação professor/aluno, em debate, assim como a discussão em dinâmicas de grupo pois facilitam a assimilação dos conteúdos. Os alunos serão estimulados a aprofundar os seus conhecimentos através da execução e apresentação de um trabalho de investigação. A Unidade Curricular de História do Design de Moda tem um caráter teórico-prático, mas com forte incidência na pesquisa, na análise e na reflexão crítica. A avaliação é contínua feita com base nos trabalhos realizados ao longo do semestre e nas participações ao longo das aulas, privilegiando-se sobretudo a evolução das aquisições ao longo do processo de ensino-aprendizagem.
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS4
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão