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ISMAT 22978

História do Design de Moda

Design e Produção de Moda e Têxtil (L) (ISMAT)
  • ApresentaçãoPresentation
    Esta UC tem como finalidade dotar os estudantes com conhecimentos e aptidões específicos sobre a História do Design de Moda, abordando os seus vários movimentos no contexto do Design de Moda.  
  • ProgramaProgramme
     1. Contextualização Design, História do Vestuário e História da Moda -Caraterísticas do vestuário nas diversas épocas da história. -Influência do contexto histórico, cultural, socioeconómico e artístico, no modo de vestir.  -Sociedade Aberta / Sociedade Fechada -Mecanismos de difusão e contágio 2. Século XIV e XV -Relevância do período para a História da Moda -Diferenças sociocultural e estética entre os períodos pré e pós Idade Média 3. Século XVI e XVIII -  A Moda como mecanismo de construção da imagem pública, das relações de poder e divisão de classes.  4.Século XVIII e XIX -A Revoluções Francesa e Industrial e seus impactos na Moda.  - Moda e Classe. - Design, Moda e Industrialização.  5. Século XX e XXI - Alta Costura: Moda, Desejo e Estratificação Social.  - As Guerras e a Moda. - O Século das Marcas.  - Moda e Imagem, como os meios digitais revolucionaram a imagem de moda.    
  • ObjectivosObjectives
    Esta UC tem como objetivo instigar os discentes sobre a História do Design de Moda, abordando os seus movimentos no contexto do vestuário e da sociedade. Ao concluí-la, os alunos deverão: Ampliar a sua cultura geral sobre a História do Design de Moda, conhecendo os antecedentes históricos e os fatores que impulsionaram essa atividade; Compreender a evolução do vestuário desde a antiguidade até à atualidade, identificando protagonistas, movimentos e impactos socioculturais; Identificar os principais agentes do Design de Moda, reconhecendo conexões entre características de design, pensamento criativo e legado histórico; Distinguir referências históricas da moda nacional e internacional e analisar a importância das imagens do passado na produção contemporânea; Desenvolver um pensamento crítico sobre as estruturas sociais e sua influência na difusão da moda; Compreender as mudanças no conceito de Design ao longo do tempo e sua relevância para o desenvolvimento econômico e cultural.  
  • BibliografiaBibliography
    BAUDOT, Francois. (2006) Fashion: The Twentieth Century. New York: Universe; Revised edition. ENGLISH, Bonnie. (2008) A Cultural History of Fashion in the Twentieth Century: From the Catwalk to the Sidewalk. Oxford: N. D. Meikle. GECZY, Adam, and KARAMINAS, Vicki, (2012) Fashion and Art, New York: Bloomsbury Academic. KAISER, Susan B., (2013) Fashion and Cultural Studies, Berg Pub Ltd. KNOX, Kristin, (2012) Culture to Catwalk: How World Cultures Influence Fashion, A&C Black.  LEVENTON, Melissa. (2005) Artwear: Fashion and Anti-Fashion. London: Thames & Hudson.  MENDES, V. D., & de La Haye, A. (2009). A moda do século XX. Martins Fontes. LIPOVETSKY, Gilles. (1987) O império do Efémero - A moda e o seu destino nas sociedades modernas. D. Quixote.  MACKRELL, Alice. (2005) Art and Fashion: The Impact of Art on Fashion and Fashion on Art. London: Batsford.  ULLMANN, H.F. (2006) Decades of Fashion. London: Konemann UK Ltd.
  • MetodologiaMethodology
    As aulas terão um carácter expositivo e participativo, acompanhados, sempre que possível, por conteúdos visuais, tanto imagens como vídeos. Fomentar-se-á a interação professor/aluno, em debate, assim como a discussão em dinâmicas de grupo pois facilitam a assimilação dos conteúdos. Os alunos serão estimulados a aprofundar os seus conhecimentos através da execução e apresentação de um trabalho de investigação. A Unidade Curricular de História do Design de Moda tem um caráter teórico-prático, mas com forte incidência na pesquisa, na análise e na reflexão crítica. A avaliação é contínua feita com base nos trabalhos realizados ao longo do semestre e nas participações ao longo das aulas, privilegiando-se sobretudo a evolução das aquisições ao longo do processo de ensino-aprendizagem.          
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    4
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não