ISMAT 24150
Indústrias Criativas e Empreendedorismo
Design e Produção de Moda e Têxtil (L) (ISMAT)
-
ApresentaçãoPresentationA UC é projetada para explorar o processo de criação-inovação, sua gestão e sua relação com a vantagem competitiva sustentada de uma empresa da área da Moda. Para isso, além de entender o que de fato caracteriza uma inovação, os participantes entenderão as diferenças nos processos de inovação nos diferentes tipos de empresas, bem como os processos e teorias que explicam a sua disseminação no mercado e garantem o crescimento e competitividade. Além disso, como a criatividade é um fator chave da inovação, exploraremos seu significado e manifestações.
-
ProgramaProgrammeA UC foi desenvolvida para dar uma visão holística sobre a inovação e o espírito empreendedor aplicados a um contexto de lançamento e sustentabilidade de uma marca de Moda. Serão apresentadas matérias com o seguinte enfoque: CP01 - Inovação e Empreendedorismo: O que é a inovação – radical e incremental; A criatividade enquanto motor de inovação; O empreendedorismo enquanto motor de inovação; CP02 - Modelos de difusão e da inovação; Modelos, tipologias; Sistemas de inovação CP03 - Estratégias de inovação para marcas de Moda. Estratégias de Comunicação Estratégias e planos de Negócio CP04. Sistema Organizacional da Indústria Têxtil e do Vestuário (ITV); O sector têxtil e do vestuário (STV) em Portugal e a profissão do designer de moda industrial; A cadeia de valor da ITV; Inovações e espírito empreendedor no STV; CP05. Desenvolvimento de projeto teórico-prático para a divulgação, criação e sustentação de marca de Moda desenvolvida pelo aluno em UCs anteriores ou de raiz para a disciplina.
-
ObjectivosObjectivesEsta UC tem como principal objetivo dotar o discente de competências que sustentem a viabilização comercial de uma marca de Moda por via de um posicionamento ajustado às indústrias criativas. A estrutura curricular introduz elementos técnicos, conceptuais e metodologias aplicadas à criação, posicionamento e divulgação de uma marca. Competências: O1. Identificar os fundamentos de processos de inovação e empreendedorismo para marcas de Moda; O2. Compreender a contribuição do espírito empreendedor na fileira Moda/Sector Têxtil e do Vestuário (STV); O3. Compreender a atividade inovadora e empreendedora enquanto potenciadoras de riqueza e sustentabilidade de uma marca; O4. Conceber e fundamentar plano de negócios para lançamento e sustentabilidade de uma marca de Moda; O5. Refletir e argumentar de forma sustentada sobre os temas da criatividade, inovação e empreendedorismo.
-
BibliografiaBibliographyATP. (2017). Roadmap para a especialização inteligente e competitividade global da ITV Portuguesa. EDQUIST, C. (2005). Systems of Innovation: Technologies, Institutions and Organizations. London and New York: Routledge. GL¿VEANU, V. (2010). New Ideas in Psychology Paradigms in the study of creativity : Introducing the perspective of cultural psychology veanu. New Ideas in Psychology, 28(1), 79–93. http://doi.org/10.1016/j.newideapsych.2009.07.007 OECD. (2015). Frascati Manual 2015: Guidelines for Collecting and Reporting Data on Research and Experimental Development. http://doi.org/10.1787/9789264239012-en ROGERS, E. M. (1983). Diffusion of innovations. Newyork Free Press (3rd editio). The Free Press. http://doi.org/citeulike-article-id:126680 VON STAMM, B. (2008). Managing innovation, design and creativity (2 o ). Chichester: John Wiley & Sons Ltd.
-
MetodologiaMethodologyA UC apresenta uma abordagem de ensino inovadora. Através da Utilização de uma processo de inovação sistematizado na Plataforma colaborativa MIRO.COM os alunos trabalharam em grupo de forma continua, quer em sala de aula, quer no tempo alocado fora da sala de aula. O Facto de trabalharmos também com Estudo de Caso método Harvard será bastante diferenciador para os alunos, quer na preparação, quer nas sessões de debate ativo dos casos e na sua escrita final das soluções. M01 = Learning by doing - aprender fazendo, aplicando os conhecimentos, modelos e ferramentas apresentadas pelo docente em projeto de vida real M02 = Peer-Learning - Promoção de debate entre pares em contexto de sala de aula e grupos de trabalho M03= Case method Harvard - para resolução em grupo Avaliação: A01 - Trabalho de grupo para o desenvolvimento do Modelo de negócios associado à MODA - 60% A02 - Trabalho de grupo para a solução do Harvard Business Case - 30% A03 - Frequência ativa nas aulas - 10%
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS5
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão