Skip to main content

ISMAT 81

Investigação Operacional

Gestão de Empresas [ISMAT]
  • ApresentaçãoPresentation
    No contexto empresarial, os acontecimentos e resultados são produzidos ou influenciados pelo efeito conjunto de inúmeras decisões tomadas pelo gestor. A pesquisa operacional envolve um conjunto de metodologias que visam estruturar processos e apoiar a tomada de decisões por meio da construção de modelos. Nesta unidade curricular, são apresentados os principais conceitos e técnicas de Investigação Operacional e a sua aplicação é ilustrada em problemas de otimização, visando, por exemplo, a minimização de custos, a maximização de lucros, a escolha das melhores rotas e a utilização mais eficiente dos recursos. Esta unidade curricular prepara os alunos para serem melhores gestores, desenvolvendo-lhes competências importantes de apoio à tomada de decisões.
  • ProgramaProgramme
    CP1: Introdução à Investigação Operacional; CP2: Formulação de problemas de Programação Linear; CP3: Resolução gráfica de problemas de Programação Linear; CP4: Algoritmo simplex para resolução de problemas de Programação Linear; CP5: Resolução de problemas com variáveis artificiais; CP6: Dualidade em Programação Linear e algoritmo dual do simplex; CP7: Análise de sensibilidade e pós-otimização; CP8: Problemas de transportes e problemas de afetação; CP9: Otimização em redes; CP10: Utilização de software para a aplicação de técnicas de Investigação Operacional.  
  • ObjectivosObjectives
    No final desta unidade curricular, os alunos devem ser capazes de: OA1: Executar a formulação matemática de problemas da área de Gestão; OA2: Identificar técnicas de Investigação Operacional adequadas para a resolução de problemas; OA3: Aplicar técnicas de Investigação Operacional em casos práticos, com e sem utilização de software; OA4: Analisar de forma crítica os resultados obtidos através de técnicas de Investigação Operacional, tendo em conta o contexto dos problemas.  
  • BibliografiaBibliography
    Hill, M. & Santos, M. (2015). Investigação Operacional, Vol. 1: Programação Linear (3ª ed.). Lisboa: Edições Sílabo. Hill, M. & Santos, M. (2015). Investigação Operacional, Vol. 2: Exercícios de Programação Linear (3ª ed.). Lisboa: Edições Sílabo. Hill, M., Santos, M. & Monteiro, A. (2015). Investigação Operacional, Vol. 3: Transportes, Afectação e Optimização de Redes (2ª ed.). Lisboa: Edições Sílabo.  
  • MetodologiaMethodology
    A metodologia de ensino inclui o método expositivo (ME1) para apresentar os conteúdos necessários, o método demonstrativo (ME2) para ilustrar a sua aplicação a casos práticos e o método ativo (ME3) para resolução de exercícios em sala de aula, com e sem recurso ao computador, utilizando Problem-Based Learning.  A avaliação de conhecimentos é feita por avaliação contínua ou por prova escrita de exame final. O regime de avaliação preferencial é o da avaliação contínua, ao longo do semestre letivo, constituída pela realização de dois testes escritos (individuais) com uma ponderação de 35% cada, um trabalho de grupo (de dois ou três alunos) com uma ponderação de 20% e participação ativa nas aulas com uma ponderação de 10%.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não