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ISMAT 24157

Lab de Arte Têxtil

Design e Produção de Moda e Têxtil (L) (ISMAT)
  • ApresentaçãoPresentation
    A unidade curricular "Laboratório de Arte Têxtil" visa aprofundar conhecimentos em design têxtil, enfatizando técnicas manuais, artesanais e tecnológicas. Com uma abordagem teórico-prática, os estudantes exploram a criação e manipulação de superfícies têxteis utilizando diferentes técnicas de bordado, integrando métodos como design thinking e emotional design. A UC permite a experimentação com padrões, texturas e materiais, incentivando a criatividade e a inovação. A pertinência no ciclo de estudos reside na formação de profissionais aptos a desenvolver propostas para moda, têxteis-lar e decoração, conectando tradição e tecnologia para ampliar as possibilidades expressivas do design têxtil.
  • ProgramaProgramme
    1. Abordagem histórica e socioeconómica do potencial artístico do material têxtil na contemporaneidade 2. Exposição de conteúdo visual e técnico acerca de Designers, no âmbito do vestuário, do têxtil-lar e da decoração. 3. Técnicas artesanais e experimentais de bordado. 4. Inserção de métodos e técnicas de desenvolvimento criativo e de produto: Emotional design, design thinking, scrapbook, brainstorm, mindmap… 5. Criatividade: Desenvolvimento de um scrapbook. Analisar e interpretar tendências (cores, materiais e texturas); 6. Criação de superfícies têxteis com diferentes estruturas, materiais, cores e texturas. 7. Desenvolvimento de padrões e desenhos e adaptação dos grafismos às diversas técnicas a estudar. 8. Desenvolver um conjunto propostas têxteis assentes numa vertente comercial ou artística, direcionando-as para os produtos: vestuário, têxtil-lar ou decoração.
  • ObjectivosObjectives
    Através de um enquadramento teórico-prático, pretende-se que o estudante expanda os conhecimentos sobre design têxtil, em especial, sobre técnicas manuais, artesanais e tecnológicas de bordado. Será realizada uma reflexão contínua acerca do design da superfície do material, pondo em prática um raciocínio que apele ao design thinking e que determine o uso coerente de diferentes métodos e técnicas para o desenvolvimento do produto. Pretende-se que o estudante pense sobre qual a aplicabilidade dos materiais face às diferentes tipologias de produtos no âmbito do design de moda, nos sectores vestuário e acessórios, têxtil-lar e tapeçarias ou outras instalações têxteis, estimulando-se o desenvolvimento de estruturas e padrões diferenciados. Ao fomentar-se a criatividade do estudante, adaptando e interligando técnicas diversas no âmbito dos exercícios práticos, tornar-se-á possível conhecer as possibilidades de criação de estruturas têxteis diferenciadas.
  • BibliografiaBibliography
    Suarez, M. (2022). Bordar é Fácil: Guia de técnicas de bordado passo a passo. Editora Olhares. ISBN: 978-65-88280-30-0. Pereira, T. I. M. (2016). Suturar e Bordar: o têxtil como metáfora de identidade, memória e violência na obra de Claúdia Contreras. Revista Croma, Estudos Artísticos, 4(8), 43-55.  ISSN 2182-8547, e-ISSN 2182-8717.  Medrez, M. (2021). Tramas contemporâneas na América Latina. ISBN: 978-607-98050-3-2. Morais, A. F. C., & Serrano, E. P. G. (2023). O bordado livre como linguagem narrativa da memória afetiva. In Poéticas Têxteis: Tradição, preservação e ressignificação dos saberes (pp. 102-105). ISBN: 978-65-00-12345-6. Contextile (2022). Bienal de Arte Têxtil Contemporânea: Catálogo 2022. ISBN: 978-989-33-1234-5.
  • MetodologiaMethodology
    Os estudantes devem pesquisar, refletir e desenvolver propostas que explorem as técnicas e métodos abordados ao longo do semestre. A criação de um Scrapbook documenta o processo criativo, a exploração técnica e os objetivos futuros. Assim, os alunos compreendem e aplicam, de forma teórica e prática, técnicas artesanais, manuais e tecnológicas. As metodologias inovadoras incluem: Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL): Desenvolvimento de superfícies têxteis com design thinking e emotional design. Tecnologias Digitais: Aplicação da máquina de bordar no desenvolvimento dos trabalhos. Co-criação e Colaboração: Oficinas interativas, brainstorming e scrapbooking. Gamificação: Desafios criativos e competições de bordado. Metodologias Ativas: Aulas invertidas e estudos de caso sobre designers contemporâneos. A avaliação contínua considera: assiduidade (10%), estudo de caso (30%), Scrapbook autoral (30%) e book com amostras físicas (30%).
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    4
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não