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ISMAT 23070

Lab. de Produção Audiovisual I

Design e Produção de Moda e Têxtil (L) (ISMAT)
  • ApresentaçãoPresentation
    A unidade curricular Laboratório de Produção Audiovisual I é de natureza teórico-prática, centrando-se na conceptualização, experimentação e produção de conteúdos audiovisuais aplicados à área da moda e do design têxtil. O seu campo de ação integra as dimensões criativa, técnica e comunicacional, oferecendo aos estudantes o primeiro contacto com ferramentas digitais de produção audiovisual e editorial, nomeadamente Adobe After Effects e Adobe InDesign. A pertinência desta UC reside na formação de competências essenciais para a promoção, divulgação e valorização de projetos de moda, tanto em plataformas digitais (redes sociais, websites) como em suportes físicos e televisivos  
  • ProgramaProgramme
      Fundamentos conceptuais e técnicos da produção audiovisual Introdução às linguagens do motion graphic e da animação digital. Noções de narrativa visual, ritmo e composição em conteúdos audiovisuais. O papel da moda na comunicação visual. Ferramentas digitais e práticas de experimentação Introdução ao Adobe After Effects: criação de motion graphics aplicados à promoção de moda. Introdução ao Adobe InDesign: Estruturação de conteúdos visuais e textuais em publicações digitais. Projetos práticos aplicados Desenvolvimento de um motion graphic promocional da marca individual do estudante, adaptado a redes sociais, web e televisão. Concepção e produção de um eBook interdisciplinar, em Adobe InDesign, para comunicar projetos de moda. Apresentações e sessões críticas em aula, incentivando a partilha e a análise coletiva dos processos criativos.  
  • ObjectivosObjectives
      Compreender os fundamentos conceptuais, técnicos e criativos da produção audiovisual e editorial aplicados à moda. Explorar e aplicar as potencialidades dos softwares Adobe After Effects (animação e motion graphics) e Adobe InDesign (paginação e design editorial). Desenvolver competências de planeamento, concepção e produção de um motion graphic promocional para redes sociais e/ou televisão. Criar e estruturar um eBook interdisciplinar, em Adobe InDesign, como suporte de apresentação e comunicação de projetos de moda. Integrar elementos visuais, sonoros, tipográficos e cromáticos na construção de narrativas audiovisuais e editoriais. Exercitar a criatividade, o pensamento crítico e a autonomia na produção de conteúdos visuais inovadores e consistentes com a identidade de marca.  
  • BibliografiaBibliography
      Adobe. (2012). Adobe After Effects CS6: Classroom in a Book. Berkeley: Adobe Press. Adobe. (2012). Adobe InDesign CS6: Classroom in a Book. Berkeley: Adobe Press. Bolter, J. D., & Gromala, L. (2003). Windows and mirrors: Interaction design, digital art, and the myth of transparency. MIT Press. Manovich, L. (2013). Software takes command. Bloomsbury Academic. Norman, D. A. (2013). The design of everyday things (Revised and expanded ed.). Basic Books.  
  • MetodologiaMethodology
    A UC adota uma metodologia teórico-prática, baseada no princípio do learning by doing. Combina:   Sessões expositivas para introdução de conceitos técnicos e estéticos. Exercícios práticos de iniciação e aplicação em motion graphics e design editorial. Desenvolvimento contínuo de projetos individuais em After Effects e InDesign. Orientação tutorial e debates em grupo, estimulando a reflexão crítica e a aprendizagem colaborativa.          
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não