ISMAT 23572
Metodologia da Investigação em Desporto
Ciências do Desporto (L) (ISMAT)
-
ApresentaçãoPresentationEsta UC insere-se no campo das Ciências do Desporto, com especial foco na produção, análise e interpretação de conhecimento científico que sustente práticas profissionais, pedagógicas e de investigação aplicada ao desporto, exercício físico e educação física. A sua área de atuação centra-se na capacitação dos estudantes para a definição de problemas, formulação de hipóteses, seleção de métodos e técnicas de recolha e análise de dados, bem como na interpretação crítica de resultados.
-
ProgramaProgrammeCP1 - O que é a ciência? CP2 - Efeito placebo vs. nocebo CP3 - Ética e Plágio CP4 - Revisão da literatura (para que serve,o que é e como se faz uma Revisão Sistemática da Literatura) CP5 - Problema, Objetivos e Hipóteses CP6 - Método: - Desenhos de estudos - Sujeitos - Variáveis/medidas/instrumentos - Procedimentos CP7 - Análise estatística (Preliminar, Descritiva e Inferencial) CP8 - Resultados CP9 - Discussão/Conclusões CP10 - Elaboração de um projeto de investigação CP11 - Elaboração de um poster CP12 - Elaboração de uma comunicação oral CP13 - Elaboração de um artigo científico CP14 - Etapas para a publicação de um artigo científico
-
ObjectivosObjectivesOA1 - Adquir hábitos, procedimentos e técnicas de pesquisa e planeamento, com rigor científico e seriedade intelectual. OA2 - Possuir capacidade de pesquisa e análise sistemática dos factos no sentido de conhecer cada vez melhor a realidade para poder problematizar e intervir com adequação e eficácia. OA3 - Possuir conhecimentos e conhecer instrumentos que permitam elaborar um trabalho (projeto de pesquisa ou de intervenção) sistemático e completo sobre um assunto particular ou tema no campo da atividade física e desporto. OA4 - Apresentar e defender os resultados do projeto nos diferentes meios de comunicação previstos: Conferência, Poster e Artigo.
-
BibliografiaBibliographyBell, Judith. (2008). Como realizar um Projeto de Investigação: Um guia para a pesquisa em Ciências Lisboa, Gradiva Sociais e da Educação. Liberati, A., Altman, D. G., Tetzlaff, J., Mulrow, C., Gotzsche, P. C., Ioannidis, J. P., . . . Moher, D. (2009). The PRISMA statement for reporting systematic reviews and meta-analyses of studies that evaluate health care interventions: explanation and elaboration. PLoS Med, 6(7), e1000100. doi:10.1371/journal.pmed.1000100 Moher, D., Hopewell, S., Schulz, K. F., Montori, V., Gotzsche, P. C., Devereaux, P. J., ... Altman, D. G. (2010). CONSORT 2010 Explanation and Elaboration: updated guidelines for reporting parallel group randomised trials. BMJ, 340: c869. doi:10.1136/bmj.c869 WHO (2004). A pratical guide for health researchers. WHO Regional Publications, Eastern Mediterranean Series (30).
-
MetodologiaMethodologyME1 - Abordagem dos conteúdos numa perspetiva teórico-prática com elevada aplicabilidade ao contexto real. ME2 - Todas as aulas são para produção do projeto de investigação, o que leva ao saber fazer em ação e a uma melhor ligação entre a teoria e a prática. ME3 - Estudo através de Problem Based Learning, sempre que se justifique. Metodologia de avaliação: A) Teste, ponderação de 50% da nota final. B) Trabalho de investigação individual (redação e apresentação), ponderação de 50% da nota final.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS6
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão



