Skip to main content

ISMAT 7351

Metodologias de Investigação

Design para a Economia Circular (M) (ISMAT)
  • ApresentaçãoPresentation
    A unidade curricular de metodologias de investigação é fulcral num curso de terceiro ciclo. A orientação sobre a filosofia da ciência é dada com o objetivo principal de acender o processo mental e o pensamento crítico necessários para a execução de um trabalho de pesquisa ou projeto de tese que é basicamente o culminar de um mestrado. Esta UC faz parte do conjunto de unidades curriculares básicas, abrangendo as principais áreas do conhecimento consideradas fundamentais para a construção do perfil pretendido ao nível do mestrado.
  • ProgramaProgramme
    CP1 - Filosofia da Ciência Ontologia, Epistemologia, Perspetivas Teóricas e Axiologia da Ciência A dinâmica da construção do conhecimento. CP2 - Estratégias de investigação e desenhos de pesquisa: O objeto da investigação e possibilidades metodológicas. CP3 – Métodos de Investigação: Planeamento da Investigação e Etapas do Trabalho Científico. Ciência e Critérios de Cientificidade; Formulação de problemas/hipóteses; Identificação, classificação e operacionalização de variáveis; Recolha de informação: Instrumentos e procedimentos. CP4 - Resultado da Investigação -  Divulgação científica e diálogo interpares. Investigação no contexto nacional e internacional Balanço e perspetiva da produção de conhecimento. CP5 - Metodologias de Investigação em Design: Métodos e técnicas de Investigação das ciências sociais em design, Design Science Research, Normas Aplicadas à Investigação em Design
  • ObjectivosObjectives
    No final desta unidade o mestrando deve ser capaz de: O1 - Utilizar ferramentas metodológicas que permitam realizar uma investigação científica, selecionando a problemática e adequando modelos e técnicas apropriadas; O2 - Compreender os principais passos da investigação científica; O3 - Analisar o quadro teórico-metodológico de sua área de interesse; O4 -Problematizar distinções importantes entre conceitos e categorias, enquanto ferramentas da pesquisa científica; O5 - Explicitar o papel da teoria, das metodologias e da técnica da pesquisa; O6 - Situar debates recorrentes da experiência de investigação, identificando um problema e formulando questões de investigação; O7 - Compor e submeter à apreciação documentos representativos de sua investigação, como artigos e relatórios técnicos e de progresso. O8 - Desenvolver o rigor científico em investigação.
  • BibliografiaBibliography
    Serafim, M. (2016). Estado da Arte e Teoria do Conhecimento . Porto: Fronteira do Caos. Abramson, C. M., & Gong, N. (2020). Beyond the case: The logics and practices of comparative ethnography.
  • MetodologiaMethodology
    Incluir também as metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem utilizadas
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    10
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não