Skip to main content

ISMAT 22676

Oficina de Comunicação e Argumentação

Gestão de Empresas [ISMAT]
  • ApresentaçãoPresentation
    Esta UC visa fortalecer o aluno no uso adequado do Português e realçar as diferenças entre a linguagem oral e a escrita, por meio de suporte teórico e pratico. Adicionalmente, a UC tem como objetivo desenvolver competências essenciais de comunicação para que os estudantes se sintam mais confortáveis e seguros para apresentar projetos, ideias, produtos e serviços. Visa estimular a leitura crítica, que é importante para o desenvolvimento das competências associadas ao pensamento analítico e critico. 
  • ProgramaProgramme
    CP1. Comunicação 1.1. Princípios da comunicação 1.2. Comunicação interpessoal e organizacional  1.3. Comunicação em grupos e equipas  1.4. Falar em público   CP2. Argumentação 2.1. Enquadramento conceptual de um argumento 2.2. Otimizar Alegações, Proposições, Evidências e Raciocínio 2.3. Construir casos: Argumentar sobre factos, valores e políticas 2.4. Avaliar e comunicar argumentos de forma crítica
  • ObjectivosObjectives
      OA1 - Compreender os princípios que norteiam a comunicação interpessoal e empresarial  OA2 - Construir argumentos com base num processo analítico estruturado OA3 - Analisar um discurso ou temática e argumentar de forma crítica OA4 - Construir um discurso e defender ideias em público   
  • BibliografiaBibliography
    Beebe, S. A., Beebe, S. J., Ivy, D. K. (2022). Communication: Principles for a lifetime (8 th Ed. - Global Edition). Pearson.   DeVito, J. A. (2015). Human Communication: The Basic Course (13 th Ed. - Global Edition). Pearson.    Inch, E. S., Tudor, K. H. (2014). Critical Thinking and Communication: The Use of Reason in Argument (7 th Ed. - Global Edition). Pearson.  
  • MetodologiaMethodology
    Exposição teórica (ME1) dos principais conteúdos programáticos (CP); Dinâmicas de grupo (ME2); Estudos de caso (ME3); Instrução por pares (ME4).   - Regime de Avaliação contínua: 1 prova global de avaliação escrita (35%);  Realização e apresentação de 2 trabalhos práticos de grupo (25%+25%=50%); Participação ativa e relevante durante as dinâmicas e trabalhos em aula (15%). A aprovação na UC por avaliação contínua exige a obtenção da nota mínima de 7 valores em qualquer das componentes de avaliação.   Regime de Avaliação por Exame: - Os alunos que não tenham obtido classificação positiva no regime de avaliação contínua têm acesso ao regime de exame (100%).
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    3
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não