ISMAT 22676
Oficina de Comunicação e Argumentação
Gestão de Empresas [ISMAT]
- 
    ApresentaçãoPresentationEsta UC visa fortalecer o aluno no uso adequado do Português e realçar as diferenças entre a linguagem oral e a escrita, por meio de suporte teórico e pratico. Adicionalmente, a UC tem como objetivo desenvolver competências essenciais de comunicação para que os estudantes se sintam mais confortáveis e seguros para apresentar projetos, ideias, produtos e serviços. Visa estimular a leitura crítica, que é importante para o desenvolvimento das competências associadas ao pensamento analítico e critico.
- 
    ProgramaProgrammeCP1. Comunicação 1.1. Princípios da comunicação 1.2. Comunicação interpessoal e organizacional 1.3. Comunicação em grupos e equipas 1.4. Falar em público CP2. Argumentação 2.1. Enquadramento conceptual de um argumento 2.2. Otimizar Alegações, Proposições, Evidências e Raciocínio 2.3. Construir casos: Argumentar sobre factos, valores e políticas 2.4. Avaliar e comunicar argumentos de forma crítica
- 
    ObjectivosObjectivesOA1 - Compreender os princípios que norteiam a comunicação interpessoal e empresarial OA2 - Construir argumentos com base num processo analítico estruturado OA3 - Analisar um discurso ou temática e argumentar de forma crítica OA4 - Construir um discurso e defender ideias em público
- 
    BibliografiaBibliographyBeebe, S. A., Beebe, S. J., Ivy, D. K. (2022). Communication: Principles for a lifetime (8 th Ed. - Global Edition). Pearson. DeVito, J. A. (2015). Human Communication: The Basic Course (13 th Ed. - Global Edition). Pearson. Inch, E. S., Tudor, K. H. (2014). Critical Thinking and Communication: The Use of Reason in Argument (7 th Ed. - Global Edition). Pearson.
- 
    MetodologiaMethodology- Exposição teórica (ME1) dos principais conteúdos programáticos (CP); - Dinâmicas de grupo (ME2); - Estudos de caso (ME3); - Instrução por pares (ME4).
- 
    LínguaLanguagePortuguês
- 
    TipoTypeSemestral
- 
    ECTS3
- 
    NaturezaNatureObrigatório
- 
    EstágioInternshipNão



