ISMAT 22678
Pesquisa e Métodos
Gestão de Empresas [ISMAT]
-
ApresentaçãoPresentationEsta unidade curricular incentiva os alunos a desenvolver pensamento científico e habilidades para conduzir pesquisas científicas em gestão empresarial. Além disso, integra ferramentas de inteligência artificial para pesquisa e redação de trabalhos de conclusão de curso e artigos científicos, conforme os padrões da APA.
-
ProgramaProgrammeCP1. Introdução. Epistemologia. Princípios do conhecimento científico. Métodos científicos dedutivos e indutivos. Pesquisa e método científico. Conceitos básicos em pesquisa. O processo de pesquisa. Ética em pesquisa. CP2. Métodos e técnicas de pesquisa. Fontes e formas de coleta de dados. Uso de inteligência artificial em pesquisa. Medidas e instrumentos para coleta de dados. Técnicas para desenvolvimento de roteiros de entrevista, questionários e formulários eletrônicos. Projeto de pesquisa. Coleta de dados, análise e interpretação dos resultados. CP3. Tipos de escalas e sua aplicação em pesquisa. Amostragem. Técnicas estatísticas para análise de dados. Falhas e vieses comuns em pesquisa científica. CP4. Desenvolvimento do framework para o projeto de monografia do curso com inteligência artificial. Dicas para publicação de artigos científicos em periódicos acadêmicos internacionais.
-
ObjectivosObjectivesOA1: Os alunos identificarão as etapas do processo de pesquisa científica e aplicarão o método científico ao desenvolvimento de projetos de pesquisa, integrando eticamente a inteligência artificial. OA2: Os alunos aprenderão sobre métodos de pesquisa bibliográfica, usando ferramentas de inteligência artificial para pesquisar e analisar fontes, formular objetivos e hipóteses, metodologias de pesquisa e descrever amostras. OA3: Os alunos reconhecerão as partes integrais de trabalhos científicos, como artigos e dissertações de graduação, e usarão inteligência artificial para dar suporte à formatação e estruturação de textos acadêmicos. OA4: Os alunos desenvolverão a estrutura do projeto de dissertação de graduação, incorporando ferramentas de inteligência artificial para pesquisa bibliográfica, análise de dados e redação.
-
BibliografiaBibliographyAPA (2010). Publication manual of the American Psychological Association. Washington (6th Ed.). D. C.: American Psychological Association. Lancaster, G. (2005). Research Methods: a concise introduction to research in management and business consultancy . ELSEVIER. Malhotra, N. Pesquisa de Marketing : uma orientação aplicada. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2001. 720 p. Saunders, M., Lewis, P., & Thornhill, A. (2009). Research methods for business students. Pearson education.
-
MetodologiaMethodologyME1. Exposição teórica dos principais conteúdos programáticos (CP); ME2. Análise e discussão de casos em sala de aula: os alunos irão ler e analisar trabalhos científicos, dissertações e teses na área de gestão de empresas. ME3. Seminários de apresentação de trabalhos: os alunos irão apresentar e discutir os trabalhos científicos, dissertações e teses com o professor e colegas em sala de aula. ME4. Aprendizado baseado em projetos: os alunos irão aplicar os conceitos, teorias, cases e ferramentas de inteligência artificial aprendidos em sala de aula para desenvolverem o arcabouço de projeto de monografia de conclusão de curso.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS3
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão