ISMAT 16006
Processos Individuais e Grupais
Psicologia do Trabalho e da Saúde Ocupacional
-
ApresentaçãoPresentationIdentificar, reconhecer e aplicar os modelos teóricos correspondentes aos processos individuais e aos processos grupais em contextos sociais e organizacionais.
-
ProgramaProgrammeA importância dos processos individuais e grupais na Psicologia da Saúde Ocupacional Processos individuais: Motivação e satisfação no trabalho; Contrato psicológico; Implicação organizacional; Ajustamento indivíduo-organização e indivíduo-trabalho Processos grupais: Trabalho em equipa e equipas de trabalho; Diversidade nas equipas; Liderança e Poder. Negociação. Tomada de decisão e partilha de informação em grupos.
-
ObjectivosObjectivesFornecer informação sobre as teorias sociais e organizacionais sobre a motivação, poder e liderança em contextos sociais e organizacionais. Pretende-se que os estudantes adquiram competências que lhes permitam utilizar estes modelos teóricos em situações da vida real.
-
BibliografiaBibliographyCunha, M. P. E., Rego, A., Cunha, R., Cabral-Cardoso, C., & Neves, P. (2016). Manual de comportamento organizacional e gestão (8. ª ed.) Editora RH. Gonçalves, S.P. (Coord.) (2014). Psicossociologia do Trabalho e das Organizações: Princípios e práticas. Lisboa: Lidel. Greer, L. L., & Van Kleef, G.A. (2010). Equality versus Differentiation: The Effects of Power Dispersion on Group Interaction. Journal of Applied Psychology, 95, 1032-1044. Rojot, J.; Vandenberghe, C.; Roussel, P. (2013). Comportamento Organizacional - Teorias das Organizações, Motivação no Trabalho, Comprometimento Organizacional. Vol 3. Edição: Instituto Piaget. Rousseau, D.M. (1995).Psychological contracts in organizations: Understandingwritten and unwritten agreements. Sage Publications. Silva, T., Cunha, M. P., Clegg, S., Neves, P., Rego, A & Rodrigues, R. (2014). Smells like team spirit: Opening a paradoxical black box. Human Relations, 67(3), 287-310.
-
MetodologiaMethodologySão utilizadas metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem utilizadas promovendo maior autonomia e pesamento crítico (como por exemplo, metodologia ativa, movimento make, steam)
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS5
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão