Skip to main content

ISMAT 10552

Projeto Empresarial

Gestão de Empresas [ISMAT]
  • ApresentaçãoPresentation
    A unidade curricular "Projeto Empresarial" tem como objetivo desenvolver habilidades e competências empreendedoras relacionadas à análise e avaliação do valor económico das inovações. Durante o curso, os alunos aprenderão métodos e práticas relevantes para o desenvolvimento de um plano de negócios, fundamental para a fundação e o crescimento de um novo empreendimento (ou de uma nova área de negócios em uma empresa existente). O conteúdo do curso inclui todos os componentes-chave necessários para escrever um plano de negócios: definição do modelo de negócios; análise do produto/serviço oferecido e de sua proposta de valor; análise do mercado e do cenário competitivo; definição do plano de marketing e vendas; elaboração do plano organizacional; elaboração das projeções económico-financeiras e das necessidades de financiamento.No final desta unidade curricular, os estudantes devem ser capazes de.  
  • ProgramaProgramme
    CP1. Desenvolvendo ideias inovadoras 1.1 - Viabilidade técnica e económica 1.2 – Como elaborar um plano de negócios efetivo 1.3 - Análise da indústria e da competição 1.4 – O plano de negócios   CP2. Da ideia ao negócio 2.1 -A formalização do empreendimento 2.1 - A viabilidade financeira 2.2 – O time de fundação 2.3 - Fontes de financiamento   CP3. Gestão e crescimento do novo negócio 3.1 – Plano de marketing 3.2 – Os desafios do crescimento 3.3 – Estratégias para o crescimento
  • ObjectivosObjectives
    No final desta unidade curricular, os estudantes devem ser capazes de:  OA1 - Identificar ou criar oportunidades no mercado OA2 - Conhecer e instrumentalizar metodologias para a estruturação e elaboração do modelo de negócios OA3 – Entender os mecanismos de entrada no ecossistema empreendedor e como se comunicar dentro desse ecossistema OA4 - Conceber um plano de negócio e de ação para formalização da oportunidade
  • BibliografiaBibliography
    Barringer, B. R., Ireland, R. (2019). Entrepreneurship: Successfully Launching New Ventures Global Edition (6. Ed.). London: Pearson.  Blank, S., & Dorf, B. (2020). The startup owner's manual: The step-by-step guide for building a great company. John Wiley & Sons.  Brown, T. (2018). Design Thinking: Uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Alta Books. Osterwalder, A., & Pigneur, Y. (2010). Business model generation: A handbook for visionaries, game changers, and challengers. Hoboken, NJ: Wiley. IAPMEI — Agência para a Competitividade e Inovação, I. P.: www.iapmei.pt; Manual do Empreendedor (2015) https://cgov.pt
  • MetodologiaMethodology
    ME1. Discussões sobre os trabalhos desenvolvidos e os tópicos do CP; ME2. Follow-up semanal dos trabalhos desenvolvidos. ME3. Atividades práticas/vivenciais Avaliação: - Entrega parcial das partes do projeto – 50% - Projeto final do novo negócio (Plano de negócio estruturado) - 40% - Pitch – 10%
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    12
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não