ISMAT 90
Projeto I
Arquitetura [ISMAT]
-
ApresentaçãoPresentationProjeto I centra-se na primeira abordagem ao processo projetual em Arquitetura e procura desenvolver nos estudantes a capacidade de perceção, análise e de construção de espaço. Tem uma forte componente prática e procura implementar o processo de aprendizagem que promova nos estudantes a capacidade de desenvolvimento de uma "Mentalidade Arquitetónica" própria fundamentada na manualidade e na capacidade crítica e criativa.
-
ProgramaProgrammeA UC desenvolve-se ao longo de 15 semanas letivas, que serão organizadas de modo a permitir que, ao longo do semestre, sejam articuladas aulas de carácter teórico, teórico-prático e prático. A programação das aulas pressupõe a abordagem casuística de questões conjunturais relevantes para a didática da disciplina levantadas pelos estudantes e pelo docente, numa dinâmica de trabalho em atelier. Aulas Teóricas: Apresentação de temáticas formativas e informativas, assentes na retórica e na produção crítica de imagens; Aulas Teórico-práticas: Participação em visitas de estudo, seminários, workshops, discussão crítica das aulas teóricas e na discussão de trabalhos produzidos pelos estudantes; Aulas Práticas: Acompanhamento tutorial dos trabalhos individuais e de grupo desenvolvidos pelos estudantes.
-
ObjectivosObjectivesDotar os estudantes das ferramentas necessárias para responder aos desafios propostos, conseguindo desenvolver conceitos de conceção de espaço, que agreguem as preocupações sensoriais relativas à sua composição, formalização e escala, do ponto de vista do utilizador, com uma abordagem genérica à problemática da Arquitetura, bem como adquirir o domínio dos instrumentos básicos de representação gráfica (bi e tridimensional).
-
BibliografiaBibliographyARGAN, G. (1993). A História na Metodologia do Projeto. Revista Caramelo BACHELARD, G. (2005). A poética do espaço. Martins Fontes. BAEZA, A. C. (2018). A ideia Construída. Casal de Cambra. Caleidoscópio. SIZA, A. (2000). Imaginar a evidência. Edições 70. TÁVORA, F. (2008). Da organização do espaço. FAUP. ZUMTHOR, P. (2005). Pensar a arquitectura. Gustavo Gili.
-
MetodologiaMethodology1. O trabalho a desenvolver com os estudantes estrutura-se num ensino tutorial. 2. Os estudantes são regularmente incentivados a desenvolver investigação de acordo com as diferentes abordagens inerentes ao desenvolvimento e à metodologia de projeto. 3. Em Laboratório conjunto com a UC de Sistemas Construtivos, os estudantes desenvolvem um projeto em grupo. 4. A avaliação é contínua e valoriza a participação ativa dos estudantes nas aulas, que funcionarão em regime de atelier. 5.É condição mínima para que o aluno disponha de avaliação positiva que tenha realizado de forma satisfatória e assídua os exercícios propostos. 6. A avaliação dos estudantes é valorizada pela participação nas atividades extracurriculares propostas ao longo de semestre. Assiduidade e participação: 10% Exercício 1: 50% Exercício 2: 20% Trabalho de grupo: 15% (desafio de uma semana) Atividades Extracurriculares: 5% É obrigatória a assiduidade a 75% das aulas.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS10
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão