ISMAT 512
Projeto II
Arquitetura [ISMAT]
-
ApresentaçãoPresentationO segundo semestre de Projeto procura sedimentar as competência na concepção de espaço, bem como no desenvolimento de um Processo Projetual próprio, procurando contribuir para a construção de uma "Mentalidade Arquitectónica" nos estudantes.
-
ProgramaProgrammeA UC desenvolve-se ao longo de 15 semanas letivas, que serão organizadas de modo a permitir que, ao longo do semestre, sejam articuladas aulas de carácter teórico, teórico-prático e prático. A sua calendarização será adaptada em função das necessidades dos estudantes e do desenvolviemnto dos trabalhos. A programação das aulas pressupõe a abordagem casuística de questões conjunturais relevantes para a didática da disciplina, levantadas pelos estudantes e pelo docente. Os estudantes deverão adquirir capacidade de: ter uma ideia de projeto, de a representar e comunicar. Elementos como: programa, composição, organização e escala do espaço deverão estar representados na ideia de projeto.
-
ObjectivosObjectivesOs estudantes deverão estar aptos a responder aos desafios propostos, conseguindo desenvolver uma ideia de projeto que agregue as preocupações sensoriais relativas à composição espacial, formalização e escala - com uma abordagem genérica à problemática da Arquitetura - adquirindo o domínio dos instrumentos básicos de representação.
-
BibliografiaBibliographyDORNBURG, Julia. Arte e Arquitetura: novas afinidades. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2000 BACHELARD, Gaston. A poética do espaço, Martins Fontes, 2005 BAEZA, Alberto Campo. A ideia Construída. Casal de Cambra: Caleidoscópio, 2018 FONATTI, Franco. Princípios Elementares de la Forma en Arquitectura. Barcelona. Barcelona: Gustavo Gili, 1988 SÓLA-MORALES. Ignasi de. Territórios. Barcelona: Gustavo Gili, 2002 TÁVORA, Fernando. Da organização do espaço. Porto: FAUP, 2008 ZUMTHOR, Peter. Pensar a arquitectura, Barcelona: Gustavo Gili, 2005
-
MetodologiaMethodology1.O trabalho a desenvolver ao longo do semestre terá suporte dois exercícios práticos individuais. 2.A avaliação é contínua, pressupondo a participação ativa dos estudantes nas aulas, que funcionarão em regime de atelier. 3.É condição mínima para que o aluno disponha de avaliação positiva que tenha realizado de forma satisfatória e assídua os exercícios propostos. 4.A avaliação dos estudantes é valorizada pela participação nas atividades extracurriculares propostas ao longo de semestre. Assiduidade e participação: 10% Atividades Extracurriculares: 10% Diário Gráfico: 10% Exercício 1: 30% Exercício 2: 40% * Trabalho realizado em grupo
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS10
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão