Skip to main content

ISMAT 2407

Projeto III

Arquitetura [ISMAT]
  • ApresentaçãoPresentation
    A unidade curricular de Projeto III incide em desenvolver um pensamento critico essencial à prática do arquiteto e ao desenvolvimento de um projeto de arquitetura. Desenvolver ferramentas para desenvolver projetos em diferentes contextos e condicionantes, considerando sempre o espaço habitável. A UC retende proporcionar um ambiente de atelier, de desenho e discussão entre estudantes e professores sobre as diferentes áreas disciplinares que convergem para o projeto. O mote para o1º semestre do 2º ano de Projeto, assenta no tema: “O espaço doméstico e a habitação. Conceção: o pensamento, o desenho e o espaço”. Deste modo, em termos de abordagem temática, no 1º semestre, do 2º ano, pretende-se focar o processo de conceção a partir do pensamento e critica (observação e análise), do desenho (processo) e do espaço (escala, forma e estrutura)
  • ProgramaProgramme
    Os conteúdos programáticos têm em vista a concretização dos objetivos propostos em linha com a capacidade de projetar a partir do pensamento e critica (observação e análise), do desenho (processo) e do espaço (escala, forma e estrutura).   Em termos de programa aborda-se o espaço doméstico e habitação.   O exercício 1 consiste em projetar um módulo de habitação de dimensões reduzidas que surge a partir da pesquisa e investigação sobre o habitar e das características do espaço doméstico. Propõe-se que o módulo integre um determinado espaço urbano a definir pelo aluno. O exercício 2 consiste na Elaboração de um projeto para um edifício de habitação, no centro de Portimão, para um cliente específico, que pressupõe a definição e organização do espaço a projetar e permite explorar as diferentes tipologias de habitação em contexto urbano consolidado. Propõe-se o estudo do contexto urbano.
  • ObjectivosObjectives
    São objetivos da UC: Desenvolver a capacidade de projetar a partir do pensamento e critica (observação e análise), do desenho (processo) e do espaço (escala, forma e estrutura). Explorar as noções do espaço habitar, no edifício e no contexto da cidade. Desenvolver as noções de escala. Desenvolver os fundamentos do desenho técnico. Desenvolver a elaboração de maquetes como ferramenta de projeto. Conhecer as técnicas e os materiais elementares de construção Conhecer e estudar casos notáveis da arquitetura Entender a importância do papel da arquitetura na sociedade nos vários espectros: sociais, económicos, culturais, ambientais e na qualidade de vida dos cidadãos, quer no contexto do habitar do espaço privado -a casa-, como no contexto do habitar o espaço público ou coletivo, que engloba os mais variados programas. Entender a capacidade da arquitetura de funcionar como elemento regenerador do tecido urbano e de resolução de problemas da sociedade e da cidade.
  • BibliografiaBibliography
    AAVV. Arquitetura Popular em Portugal (4ªed). Lisboa: Ordem dos Arquitectos. 2004. Allen, Edward.  Cómo funciona un edifício. Princípios elementales. Barcelona: Gustavo Gili. (2008, ed. inglesa original 1980). Bourdieu, P., «A casa ou o mundo ao contrário», Esboço de uma Teoria da Prática. Oeiras: Celta, 2002, pp. 37-55. Campos Baeza. Palimpsesto architectonico. Ching, Francis. Architecture, form, space, and order. Second edition, VNR, 1996 Bachelard, Gaston. A Poética do Espaço. (2ª Edição). Martins Fontes, 2008. José Forjaz. Pensar Arquitectura. Caleidoscópio. 2018. Mascarenhas, Jorge. Sistemas de construção I a XVIII. Lisboa: Livros Horizonte. (2007, 1ª ed. 2006). GIEDION, Siegfried, Espaço, Tempo e Arquitectura: o desenvolvimento de uma nova tradição. São Paulo: Martins Fontes, 2004 HERTZBERGER, Herman. Lições de Arquitectura. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
  • MetodologiaMethodology
    Para além da comunicação através do desenho (livre e rigoroso) e de peças gráficas de diferentes tipologias, em termos de representação, no 1º sem o projeto será desenvolvido ao nível do Estudo Prévio. A metodologia consiste na elaboração de exercícios rápidos, em aula, para estimular a criatividade, e de 2 exercícios principais a partir dos quais são abordados os diferentes conteúdos programáticos relacionados com “O ESPAÇO DOMÉSTICO e a HABITAÇÃO”. Trabalhos desenvolvidos sob orientação teórico-prática É desenvolvida uma abordagem interdisciplinar no acompanhamento dos trabalhos, utilizando os instrumentos da arquitetura. É promovida a visita de estudo. Fases do Trabalho: 1 Análise, pesquisa e conceito: esquissos; diagramas (geometrização; volumetrias; usos); fotos. 2 Estudo e evolução da proposta base: desenhos de proposta; referências. 3 Projeto e peças finais: desenho (plantas, cortes, alçados); visualização 3d; maqueta; memória descritiva.  
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    10
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não