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ISMAT 2407

Projeto III

Arquitetura [ISMAT]
  • ApresentaçãoPresentation
    O trabalho desenvolvido no primeiro semestre (S1) do 2º ano da UC Projeto, pretende proporcionar uma base sólida de conhecimento aos alunos, no seguimento das aproximações a esta área efetuadas no ano anterior, e fortalecendo a sua preparação e ânimo para os anos seguintes. A educação, e em particular a educação do futuro arquiteto, é uma ferramenta para aprender a ver o mundo e a proceder à sua transformação enquanto coisa habitável. Há que educar o estudante para que a sua individualidade seja um exercício mental, resultado do pensamento e da crítica sistémicos. Cada projeto tem uma especificidade própria que é dificilmente previsível no ensino. Contudo, é possível educar o pensamento dos alunos, e dar-lhes as ferramentas e o conhecimento que irão precisar para enfrentar os desafios da disciplina. É preciso avisá-los daquilo que já sabemos. Entretanto, o Projeto desenvolver-se-á não sobre o que se sabe, mas sobre o que fazer com esse saber.
  • ProgramaProgramme
    Os conteúdos programáticos têm em vista a concretização dos objetivos propostos, nos três momentos enunciados – Investigar, Projetar, Comunicar. Corresponderão a aulas teóricas, exercícios especulativos rápidos, e um trabalho de fundo prático, a desenvolver individualmente até ao final do semestre. Quer as aulas teóricas quer os exercícios rápidos serão parte da preparação para o desenvolvimento do trabalho final. Procurarão estimular a criatividade e a reflexão dos alunos, integrando uma consciência do Saber e Fazer, que se querem sempre presentes nas competências primordiais a atingir. Concomitantemente, serão abordados os seguintes aspetos auxiliares:   Fundamentos do desenho técnico Introdução às matérias elementares da construção (betão, aço, alvenaria, madeira, vidro...) Técnicas e sistemas elementares da construção Integração desenho-construção em projeto Estudos de casos notáveis da arquitetura
  • ObjectivosObjectives
    Os objetivos da Unidade Curricular pretendem ser coerentes com as expectativas de desenvolvimento da perceção do espaço construído e das técnicas de desenho/projeto dos primeiros anos do 1º Ciclo. Os estudantes serão encorajados a enfrentar ideias preconcebidas de qualquer género. O espírito crítico livre deve ser preservado e estimulado. Trabalhar-se-á sobre a formação e o exercício da consciência no projeto de arquitetura. As noções elementares da construção estarão sempre presentes e ajudarão ao processo criativo. O aluno deverá desenvolver atenção, sentido crítico e facilidade em exprimir-se, de maneira a compreender-se a si e a fazer-se compreender pelos outros. Deve cultivar um sentimento estético e um sentido ético da profissão. O principal objetivo da UC é a educação do sujeito arquiteto. Como objetivos genéricos teremos três momentos no processo de trabalho:   Investigar (análise e história) Projetar (estratégia e construção) Comunicar (representação e apresentação)
  • BibliografiaBibliography
    AA.VV (2004). Arquitectura popular em Portugal, 4ª ed. Lisboa: Ordem dos Arquitectos COSTA, F. Pereira da (1930). Enciclopédia prática da construção civil. Lisboa: edição de autor DEPLAZES, Andrea (ed. 2005) Constructing architecture: materials, processes, structures – a handbook. Basel: Birkhäuser ROCHA, Paulo Mendes da (2018). Futuro desenhado. Daniela Sá, Guilherme Wisnik, João Carmo Simões (ed.) Lisboa: Monade Editora SIZA, Álvaro (2000). Imaginar a evidência. Lisboa: Edições 70 ZUMTHOR, Peter (2009). Pensar a arquitectura. Barcelona: Editorial Gustavo Gili www: DIAS, Manuel Graça. Melo, Alexandre (1996). Ver Artes, RTP. Disponível em: https://arquivos.rtp.pt/programas/ver-artes/page/5/#filters COPANS, Richard. NEUMANN, Stan. ARTE Architecture collection. Disponível em: https://campus.arte.tv/serie/architectures-tous-les-episodes  
  • MetodologiaMethodology
    As aprendizagens em sala de aula serão partilhadas em regime aberto. Utilizar-se-ão, recorrentemente, e com o apoio dos professores, todos os instrumentos inerentes à prática da arquitetura (desenho livre e rigoroso, maquetas, etc.), aplicados de acordo com os critérios convencionais de representação. Durante o semestre, e para as apresentações finais, será solicitado ao aluno que trabalhe, preferencialmente, com fragmentos de modelos físicos tridimensionais, à escala das suas criações. Estes modelos, deverão ser capazes de exibir com clareza a ideia e a forma de construir, dentro do que são as condições espaciais propostas. Os modelos são o elemento central do desenvolvimento e representação do projeto, sendo complementados com material de pesquisa, desenhos, fotografia e vídeo. Todo o material apresentado pelos alunos será recolhido digitalmente e inserido no Arquivo da UC, disponibilizado através de uma Plataforma partilhada e colaborativa.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    10
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não