Skip to main content

ISMAT 2413

Projeto IV

Arquitetura [ISMAT]
  • ApresentaçãoPresentation
    O trabalho desenvolvido no segundo semestre (S2) do 2º ano da UC Projeto, pretende proporcionar uma base sólida de conhecimento aos alunos, no seguimento das aproximações a esta área efetuadas no semestre e ano anteriores, e fortalecendo a sua preparação e ânimo para os anos seguintes. A educação, e em particular a educação do futuro arquiteto, é uma ferramenta para aprender a ver o mundo e a proceder à sua transformação enquanto coisa habitável. Há que educar o estudante para que a sua individualidade seja um exercício mental, resultado do pensamento e da crítica sistémicos. Cada projeto tem uma especificidade própria que é dificilmente previsível no ensino. Contudo, é possível educar o pensamento dos alunos, e dar-lhes as ferramentas e o conhecimento que irão precisar para enfrentar os desafios da disciplina. É preciso avisá-los daquilo que já sabemos. Entretanto, o Projeto desenvolver-se-á não sobre o que se sabe, mas sobre o que fazer com esse saber.
  • ProgramaProgramme
    Os conteúdos programáticos têm em vista a concretização dos objetivos propostos, nos três momentos enunciados – Investigar, Projetar, Comunicar. Corresponderão a aulas teóricas, com apoio audiovisual sempre que se justifique, exercícios especulativos rápidos e um trabalho de fundo prático a desenvolver individualmente até ao final do semestre. Quer as aulas teóricas quer os exercícios rápidos serão parte da preparação para o desenvolvimento do trabalho final. Procurarão estimular a criatividade e a reflexão dos alunos, integrando uma consciência do saber construir, que se quer sempre presente nas competências primordiais a atingir. Concomitantemente, serão abordados os seguintes aspetos auxiliares:   - Fundamentos do desenho técnico (manual e digital) - Introdução às matérias elementares da construção (betão, aço, alvenaria, madeira, vidro...) - Técnicas e sistemas elementares da construção - Integração desenho-construção - Estudos de caso notáveis da arquitetura
  • ObjectivosObjectives
    Os objetivos da Unidade Curricular pretendem ser coerentes com as expectativas de desenvolvimento da perceção do espaço construído e das técnicas de desenho/projeto dos primeiros anos do 1º Ciclo. Os estudantes serão encorajados a enfrentar ideias preconcebidas de qualquer género. O espírito crítico livre deve ser preservado e estimulado. Trabalhar-se-á sobre a formação e o exercício da consciência no projeto de arquitetura. As noções elementares da construção estarão sempre presentes e ajudarão ao processo criativo. Procurar aluno deverá desenvolver atenção, sentido crítico e facilidade em exprimir-se, de maneira a compreender-se a si e a fazer-se compreender pelos outros. Deve cultivar um sentimento estético e um sentido ético da profissão. O principal objetivo da UC é a educação do sujeito arquiteto. Como objetivos genéricos teremos três momentos no processo de trabalho: 1. Investigar (análise e história) 2. Projetar (estratégia e construção) 3. Comunicar (representação e apresentação)
  • BibliografiaBibliography
    AA.VV (2004). Arquitectura popular em Portugal, 4ª ed. Lisboa: Ordem dos Arquitectos COSTA, F. Pereira da (1930). Enciclopédia prática da construção civil. Lisboa: edição de autor DEPLAZES, Andrea (ed. 2005) Constructing architecture: materials, processes, structures – a handbook. Basel: Birkhäuser ROCHA, Paulo Mendes da (2018). Futuro desenhado. Daniela Sá, Guilherme Wisnik, João Carmo Simões (ed.) Lisboa: Monade Editora SIZA, Álvaro (2000). Imaginar a evidência. Lisboa: Edições 70 STAVRIDIS, Stavros (2021). Espaço comum: a cidade como obra colectiva. Lisboa: Orfeu Negro ZUMTHOR, Peter (2009). Pensar a arquitectura. Barcelona: Editorial Gustavo Gili     www: DIAS, Manuel Graça. Melo, Alexandre (1996). Ver Artes, RTP. Disponível em: https://arquivos.rtp.pt/programas/ver-artes/page/5/#filters COPANS, Richard. NEUMANN, Stan. ARTE Architecture collection. Disponível em: https://campus.arte.tv/serie/architectures-tous-les-episodes
  • MetodologiaMethodology
    As aulas teóricas serão acessórias ao trabalho prático a desenvolver, procurando estimular a criatividade e cultura dos alunos, através da apresentação de obras/autores referenciais e de temáticas específicas, relacionadas com o programa dos trabalhos. As aulas práticas decorrerão em regime de atelier, abertas à discussão pública de todos. Nelas serão introduzidos uma série de exercícios, a desenvolver individualmente ou em grupo, sob orientação teórico-prática, conduzidos em função do pulsar da turma e dos interesses de cada aluno. Os debates e reuniões semanais, onde será apresentado o trabalho desenvolvido na semana anterior, terão lugar em grupo e deverão ser bem preparados pelos alunos. Pressupõem-se, ainda, uma parte de trabalho autónomo complementar, dentro ou fora da sala de aula. Cada exercício pressupõe uma aprendizagem no campo da investigação, da construção e da comunicação. Serão sempre divididos em três momentos: enunciado / desenvolvimento / apresentação e debate.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    10
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não