ISMAT 24239
Projeto VI
Arquitetura [ISMAT]
-
ApresentaçãoPresentationProjeto VI incide nas metodologias de projeto, considerando as diferentes fases do projeto: análise da situação existente e envolvente (pré-existência/contexto); capacidade de propor um programa adequado; desenvolvimento de proposta (conceção arquitetónica) a nível de projeto base; e projeto de execução - principios base (detalhes construtivos). O mote para o 3º ano assenta no tema -Flexibilidade e Ecologia- considerando as constantes alterações e dinâmicas no atual modo de vida e as adaptações do indivíduo ao espaço que o rodeia, próprio das cidades contemporâneas. Os exercícios a desenvolver, no ano letivo, estão assentes em diferentes contextos urbanos de Portimão (zonas: histórica; habitacional; ribeirinha) e programas distintos (módulo multifuncional; habitação coletiva; equipamento cultural), que permite trabalhar diferentes escalas, tipologias e contextos. Em PVI é desenvolvido; Equipamento Cultural; e Glossário Visual de Nuno Teotónio Pereira.
-
ProgramaProgrammeO exercício 02 proposto consiste na elaboração de um projecto para um edifício de Equipamento Cultural, no loteamento trabalhado e desenvolvido no semestre anterior, completando assim, a noção de bairro e programa específico a definir de acordo com a análise de cada aluno. Os projectos são desenvolvidos a partir da abordagem a diferentes escalas: Desenho Urbano; Projecto Base e Projecto de Detalhe. O exercício 01 -Glossário visual Nuno Teotónio Pereira- tem enquadramento na comemoração do centenário do arquiteto e consiste em fazer um glossário na turma, em torno dos elementos arquitetónicos das obras do Arquiteto. Sendo o Glossário NunoTeotónio Pereira - Exercício 01, um exercício de trabalho contínuo e intercalado com o Projeto - Exercício 02, importa que o projeto a desenvolver – O edifício de equipamento cultural em Portimão – tenha em consideração as premissas da obra e do modo de projetar do próprio arquiteto Nuno Teotónio Pereira.
-
ObjectivosObjectivesSão objetivos de aprendizagem: Desenvolver a capacidade de projetar em diferentes contextos, com diferentes programas e a diferentes escalas de intervenção. Capacidade de leitura e análise crítica de um espaço urbano, de modo a permitir testar a capacidade de resposta aos estímulos do projeto. Os edifícios em extensão, os edifícios em altura e o seu meio urbano. Entender a importância do papel da arquitetura na sociedade nos vários espectros: sociais, económicos, culturais, ambientais e na qualidade de vida dos cidadãos, quer no contexto do habitar do espaço privado, como no contexto do habitar o espaço público ou coletivo. Capacidade de desenvolver um programa para edifício de uso público. Entender a capacidade da arquitetura de funcionar como elemento regenerador do tecido urbano e de resolução de problemas da sociedade e da cidade. Compreensão da relação íntima entre a conceção do modelo e o desenho do detalhe. Noções práticas, iniciais, de Projeto de Execução.
-
BibliografiaBibliographyAA. VV. A Green Vitrivius: Princípios e práticas de projeto para uma arquitetura sustentável. Lisboa: OA, 2001. ISBN 9729766827. BEINHAUER, Peter. Atlas de detalhes construtivos. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, SL, 2012. CHING, Francis D. K. Dicionário visual de arquitectura. Martins Fontes, 1999. ESCUDERO, Lorenzo de la Plaza. Dicionário Visual de Arquitetura. Quimera, 2014. LITTLEFIELD, David. Metric Andbook: Planning and Design Data. Oxford: Arquitetural Press Elsevier, 2008. MUMOVIC, Dejan; SANTAMOURIS, Mat. A Handbook of Sustainable Building Design and Engineering. An Integrated Approach to Energy, Health and Operational Performance. London: Routledge, 2018. ISBN 9781138215474. RODRIGUES, Maria João Madeira. Vocabulário Técnico e Crítico de Arquitectura. Quimera, 2002. SEGURADO, João Emilio dos Santos - Construção Civil. Volume I: Edificações. Lisboa: Bibliotheca de Instrucção Profissional, 1903.
-
MetodologiaMethodologyElaboração de projeto (estudo e projeto) que dita a abordagem aos temas teóricos da UC, organizado em 3 fases: 1_Análise a envolvente, definição de programa, conceito base e proposta inicial (Esquissos; Diagramas de estudo; Organigrama; Levantamento in situ; maqueta da envolvente; definição do conceito); 2_Estudo e evolução da proposta/Estudo Prévio (Desenhos/ Esquissos de proposta; referência; maqueta de estudo); 3_Projeto e elementos finais (Desenho técnicos -Plt implantação, plantas, cortes, alçados, corte e pormenor construtivo, perspetivas/axonometrias, mapa de vãos, etc.; Maqueta; Memória descritiva; Caderno de desenhos.) O glossário permite aos alunos criar e manter uma lista de termos e definições semelhante a um dicionário. Os conteúdos podem ficar visíveis para todos na plataforma. Os glossários são úteis para criar: um recurso de consulta com as melhoras práticas sobre um assunto da disciplina; área de partilha; Conjunto de conceitos a serem revistos e lembrados.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS10
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão