Skip to main content

ISMAT 7074

Psicologia Clínica e da Saúde

Psicologia (ISMAT)
  • ApresentaçãoPresentation
    A Unidade curricular Psicologia Clínica e da Saúde visa fornecer informação com vista à aquisição de competências sobre o objeto, contextos e intervenções no âmbito da Psicologia Clínica e da Saúde, com base nos modelos teóricos, de avaliação e intervenção baseada em evidências na área, de forma a contribuir para uma sólida formação científica (teórica, técnica e metodológica) nesta área de especialização da Psicologia.
  • ProgramaProgramme
    CP1. O âmbito da Psicologia Clínica e da Saúde CP2. Conceitos Saúde, stress e bem-estar CP3. Modelo biopsicossocial vs Modelo biomédico CP4. Prevenção e promoção da saúde: Objectivos e especificidades CP5. Modelos de investigação e avaliação CP6. Procedimentos, técnicas e instrumentos CP7. Momentos de prevenção - Prevenção primária, secundária e terciária CP8. Momentos teóricos de intervenção:          - Abordagem dinâmica, psicanálise e psicodinâmicas breves ;          - Abordagem humanista, existencial e experiencial;          - Abordagem cognitivo-comportamental;          - Abordagem sistémica;          - Abordagens integrativas e ecléticas. CP9. Especificidades das diferentes fases de desenvolvimento do indivíduo CP10. Contextos em Psicologia Clínica e da Saúde CP11. Princípios éticos e deontológicos específicos em Psicologia Clínica e da Saúde
  • ObjectivosObjectives
    Pretende-se que os estudantes adquiram competências que lhes permitam: OA1.Compreender os conceitos-chave da Psicologia Clínica e da Saúde; OA2.Diferenciar o modelo biomédico do modelo biopsicossocial e as suas implicações; OA3.Distinguir os modelos de promoção e prevenção da saúde, bem como os diferentes momentos de prevenção; OA4. Identificar os modelos de investigação e avaliação, bem como os procedimentos, técnicas e instrumentos mais utilizados em Psicologia Clínica e da Saúde; OA5.Compreender os modelos de intervenção e as suas especificidades em função da fase de desenvolvimento do indivíduo; OA6. Compreender os diferentes contextos em Psicologia Clínica e da Saúde; OA7. Conhecer os principíos éticos e deontológicos específicos da Psicologia Clínica e da Saúde.
  • BibliografiaBibliography
    Carr, A. (2012). Clinical Psychology: An Introdution. London: Routledge. Carvalho, M., & Matos, M. G. (2016). Intervenções psicossociais em crise, emergência e catástrofe. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, 16 (2), 116 - 125. http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20160018 Leal, I. (2005). Iniciação às Psicoterapias . Lisboa: Fim do Século. Leal, I. et al. (2012). Intervenção em Psicologia Clínica e da Saúde: Modelos e práticas. Lisboa: Placebo. Leal, I. (2018). Psicoterapias . Lisboa: Pactor Editora. Ogden, J. (2014 ). Psicologia da Saúde. Climepsi. Ogden, J. (2014 ). Psicologia da Saúde. Climepsi. Prestwich, A., Kenworthy, J., & Conner, M. (2017) Health Behavior Change: Theories, Methods and Intervention. London: Routledge. Ragin, D. (2024). Health Psychology An Interdisciplinary Aproach. 4th edition. London: Routledge. Weiner, I. et al. (2012). Handbook of psychology. Clinical psychology . London: John Wiley & Sons.
  • MetodologiaMethodology
    ME 1: Aulas teórico com recurso ao método expositivo para abordagem e discussão dos conteúdos programáticos; ME 2: Aulas teórico-práticas com recurso a exercícios práticos de resolução e discussão de problemas/casos e análise de documentos ME 3: Aulas práticas com metodologias ativas através da realização de pesquisas em bases de dados, visualização de videos/documentários, debate reflexivo e simulação/role-play ME4: No âmbito da uc nas diferentes tipologias de aulas, e em particular no desenvolvimento do trabalho, visam o recurso a metodologias que permitem dar aos alunos a possibilidade de aprender a trabalhar num contexto interdisciplinar (STEAM).
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não