ISMAT 10519
Psicologia da Sexualidade
Psicologia (ISMAT)
-
ApresentaçãoPresentationA sexualidade faz parte de todo o ciclo vida e é a energia que nos motiva a procurar amor, contacto, ternura e intimidade e está relacionada com o modo como nos sentimos e como lidamos com o outro (OMS, 2006). A saúde sexual influencia a saúde física e psicológica e também contribui para uma melhor qualidade de vida. É necessária uma abordagem positiva da sexualidade, bem como a possibilidade de ter experiências sexuais agradáveis e seguras, livres de coerção, discriminação e violência (WHO, 2009). A presente UC aborda temas importantes da sexualidade, desde a história, questões específicas de género e violência, resposta sexual humana e disfunções sexuais. Ao longo da vida frequentemente surgem questões e dificuldades relacionadas com a sexualidade, ou situações que interferem com a saúde sexual, que originam intenso mau estar, podendo prejudicar relacionamentos e a saúde mental e física. Assim a presente UC é de essencial importância para a intervenção na área de psicologia.
-
ProgramaProgrammePerspetiva histórica e cultural da sexualidade e dos papéis sexuais. A sexualidade e o ciclo de vida. Sexualidade na infância/adolescência, na gravidez e após o parto, e na segunda metade da vida. Sexualidade, deficiência mental, doença mental, deficiência física e doença crónica. Sexualidade e ISTs A resposta sexual humana. Perturbações da resposta sexual. Modelos de avaliação e conceptualização. Dimorfismo sexual e processos psicológicos. Papéis sexuais e sexualidade. Identidade de género e orientação sexual. Questões específicas: Comportamento sexual minoritário. Violência de género. Coerção e abuso sexual. Estado da arte: A sexologia do século XXI. Direções futuras. Questões éticas.
-
ObjectivosObjectivesFornecer informação acerca do contexto social e histórico do surgimento e evolução da sexologia como uma ciência interdisciplinar e apresentar o estado da arte. Fornecer conhecimentos gerais acerca dos objetivos, aspetos desenvolvimentais, processo, métodos e medidas de avaliação e dos principais modelos de conceptualização biopsicossocial na área da sexualidade. Pretende-se que sejam desenvolvidas competências relacionadas com a capacidade de análise crítica e reflexiva a nível conceptual, em concreto, através da capacidade de compreensão e debate acerca dos construtos e modelos teóricos do comportamento sexual humano, bem como a aquisição de conhecimentos gerais relativos aos objetivos, métodos e contextos nos domínios da sexualidade.
-
BibliografiaBibliographyAmerican Psychiatric Association. (2000). Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders. Washington: Author Bancroft, J. (2008). Human sexuality and its problems. Edinburgh, Scotland: Churchill Livingstone. Fisher, T., et al. (2010). Handbook of sexuality-related measures. LOndon: Routledge. Fonseca, L., et al. (2003). A sexologia: Perspectiva multidisciplinar. Coimbra: Quarteto Editora. Denman, C. (2003). Sexuality: A Biopsychosocial Approach. London: Palgrave. Gomes, F. A., et al. (1987). Sexologia em Portugal. Lisboa: Soc. editora e distribuidora de livros Lda. Hock, R. (2006). Human sexuality. London: Pearson. Janssen. E. (2007). The Psychophysiology of Sex. Bloomington, IN: Indiana University Press Leiblum, S. R., & Rosen, R. C. (2007). Principles and practice of sex therapy. NY: Guilford Press. Masters, W. H., & Johnson, V. E. (1966). Human sexual response. Boston: Little, Brown. Nobre P. J. (2006). Disfunções Sexuais: Teoria, investigação e tratamento. Lisboa: Climepsi.
-
MetodologiaMethodologyAulas teórico-práticas, com recurso ao método ativo, baseadas na resolução de problemas/casos. Debates e trabalhos de grupo e individuais. Tutorias. Aprendizagem baseada na internet (E-Based Learning), através do Moodle.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS5
-
NaturezaNatureOpcional
-
EstágioInternshipNão



