ISMAT 859
Psicologia das Organizações
Psicologia do Trabalho e da Saúde Ocupacional
-
ApresentaçãoPresentationEsta unidade curricular visa facultar uma abordagem de domínios fundamentais da Psicologia Organizacional, com enfoque em áreas de processos fulcrais para as organizações de hoje e facilitar a capacidade de conceber estratégias de investigação e intervenção nas áreas abordadas. Adicionalmente, irá permitir redimensionar a intervenção alargando os campos de ação dos futuros psicólogos nas organizações.
-
ProgramaProgrammePsicologia das Organizações: Perspetivas teóricas, Metodologias, Domínios de Investigação e Campos de Aplicação; Abordagem histórica das teorias organizacionais; Contributo da Psicologia Organizacional para a Psicologia da Saúde Ocupacional; Estrutura e funcionamento das organizações; Comportamento organizacional: processos Individuais e interpessoais nas organizações; Clima e Cultura organizacional; Comunicação nas organizações; Inovação e mudança organizacional; Ética e deontologia no contexto da psicologia do trabalho e das organizações.
-
ObjectivosObjectives(O1) Conhecer a definição, natureza e objeto de estudo da Psicologia Organizacional; (O2) Clarificar o papel da Psicologia Organizacional no contexto do desenvolvimento humano e organizacional; (O3) Identificar e caracterizar os principais domínios da Psicologia Organizacional; (O4) Identificar e caracterizar os conceitos essenciais da Psicologia Organizacional. (O5) Os/as estudantes serão capazes de desenvolver aptidões e competências em termos do campo de ação da Psicologia Organizacional e do papel do psicólogo organizacional, da dinâmica e processos que ocorrem nas organizações.
-
BibliografiaBibliographyCarvalho Ferreira, J. M., Neves, J.M. & Caetano, A. (Org.) (2001). Manual de Psicossociologia das Organizações. Lisboa: McGrawHill. Cunha, M. P. & Rego, A. (2007). Organizações Positivas. Lisboa: Dom Quixote. Cunha, Miguel Pina e (et al. (2007). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão. Lisboa: Ed. RH. Gonçalves, S.P. (Coord.) (2014). Psicossociologia do Trabalho e das Organizações: Princípios e práticas. Lisboa: Lidel. Mintzberg, H. (1995). Estrutura e dinâmica das organizações. Lisboa: D.Quixote.
-
MetodologiaMethodologyConsiderando a natureza da unidade curricular, a orientação metodológica será desenvolvida com recurso a métodos expositivo e interrogativo, com a possibilidade de realização de dinâmicas de grupo e quizz online. A avaliação contínua será constituída por um trabalho individual (40%) e um trabalho de grupo prático (50%) e participação em aula (10%). Avaliação em exame: Prova escrita (100%)
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS5
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão