ISMAT 14255
Psicologia do Comportamento Desviante
Psicologia (ISMAT)
-
ApresentaçãoPresentationEsta unidade curricular pretende contribuir para a reflexão dos conceitos da Psicologia do comportamento desviante, numa perspetiva positiva construtiva. Serão abordadas as principais correntes teóricas fundamentais nesta temática, nomeadamente os conceitos de delinquência/crime e vitimologia, as diferentes trajetórias desviantes, os fatores de risco, os fatores protetores e o papel do psicólogo na proteção de crianças e jovens em risco e prevenção do comportamento desviante.
-
ProgramaProgramme1 . As perspetivas sobre o comportamento desviante: 1.1. Contextualização atual de normalidade e a patologia 1.2. O comportamento desviante 1.3. A marginalidade Vs Transgressão 2. Delinquência Juvenil 2.1. Conceito de delinquência 2.2. A construção da delinquência (comportamento antissocial) 2.3. Fatores explicativos da delinquência 2.4. Tipos de delinquência e trajetórias de carreiras delinquentes 2.5. A família como fator protetor da delinquência 2.6. Fatores de risco / fatores protetores 3. Dependência(s) 3.1. Efeitos, sinais e sintomas 3.2. Fatores de risco / fatores protetores 4. Vitimologia 4.1. Violência infantil 4.2. A violência doméstica 4.3. Os abusos sexuais 5 . O Papel do Psicológico na prevenção do comportamento desviante 6 . A importância da Ética e Deontologia na Psicologia do comportamento desviante
-
ObjectivosObjectivesPretende-se com esta UC que os alunos possam adquirir, consolidar ou maximizar os conhecimentos, aptidões e competências no âmbito da infância, adolescência, comportamento desviante, parentalidade e proteção. A unidade curricular de Psicologia do Comportamento Desviante tem como objetivo central transmitir a informação teórica fundamental nos domínios do estudo dos comportamentos desviantes, designadamente dos aspetos relevantes para: os conceitos de delinquência/crime e vitimologia, os fatores de risco e os fatores protetores, e as diferentes trajetórias “desviantes”. O estudante deverá ser capaz de compreender e de problematizar os conceitos de comportamento desviante e de identificar estratégias protetoras de comportamento desviante e promotoras de proteção na infância.
-
BibliografiaBibliographyCaridade, S. M. M. (2025). Prevenir a violência nas relações íntimas em defesa dos direitos dos adolescentes. Chim, I., Magalhães, E., & Antunes, C. (2025). Conceptualização do abuso sexual na infância e adolescência. In Promover os Direitos e Proteger Crianças e Jovens em Perigo (pp. 145-155). Almedina. Ferraz, M., Paulino, M., & Negreiros, J. Dependências. Tavares-Rodrigues, A., González-García, C., Bravo, A., & F. Del Valle, J. (2019). Needs assessment of youths in residential child care in Portugal/Evaluación de necesidades de jóvenes en acogimiento residencial en Portugal/Evaluación de necesidades de jóvenes en acogimiento residencial en Portugal. International Journal of Social Psychology, 34(2), 354-382. Tocado, T. P. M., & Barboza, L. C. (2021). Comportamento Desviante: O caminho para a delinquência. Revista jurídica direito, sociedade e justiça, 8(12).
-
MetodologiaMethodologyA metodologia aplicada nesta UC em aula teórico/práticas: com recurso ao método expositivo e baseadas na análise de textos/artigos científicos, de excertos de filmes/entrevistas, debate sobre as temáticas apresentadas. Serão realizadas aulas abertas (presenciais e on-line) com especialistas nas áreas programáticas, assim como serão realizadas visitas presenciais a entidades de intervenção social do algarve que trabalham no âmbito da prevenção de comportamentos desviantes. A unidade curricular será avaliada: através da participação ativa nas aulas ( 10%); realização de trabalhos em grupo (50%); Um teste escrito (40%). O trabalho de grupo será realizado em momento de aula prática com a orientação do docente. Para avaliação contínua o aluno, nos momentos de avaliação, não poderá ter uma discrepância significativa entre as componentes avaliadas ( teste e trabalho de grupo).
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS5
-
NaturezaNatureOpcional
-
EstágioInternshipNão



