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ISMAT 14255

Psicologia do Comportamento Desviante

Psicologia (ISMAT)
  • ApresentaçãoPresentation
    Esta unidade curricular pretende contribuir para a reflexão dos conceitos da Psicologia do comportamento desviante, numa perspetiva positiva construtiva. Serão abordadas as principais correntes teóricas fundamentais nesta temática, nomeadamente os conceitos de delinquência/crime e vitimologia, as diferentes trajetórias desviantes, os fatores de risco, os fatores protetores e o papel do psicólogo na proteção de crianças e jovens em risco e prevenção do comportamento desviante.
  • ProgramaProgramme
    1 . As perspetivas sobre o comportamento desviante: 1.1. Contextualização atual de normalidade e a patologia 1.2. O comportamento desviante  1.3. A marginalidade Vs Transgressão    2. Delinquência Juvenil  2.1. Conceito de delinquência  2.2. A construção da delinquência (comportamento antissocial) 2.3. Fatores explicativos da delinquência 2.4. Tipos de delinquência e trajetórias de carreiras delinquentes 2.5. A família como fator protetor da delinquência  2.6. Fatores de risco / fatores protetores   3.  Dependência(s) 3.1. Efeitos, sinais e sintomas 3.2. Fatores de risco / fatores protetores   4. Vitimologia 4.1. Violência infantil 4.2. A violência doméstica 4.3. Os abusos sexuais   5 .  O Papel do Psicológico na prevenção do comportamento desviante   6 . A importância da Ética e Deontologia na Psicologia do comportamento desviante 
  • ObjectivosObjectives
    Pretende-se com esta UC que os alunos possam adquirir, consolidar ou maximizar os conhecimentos, aptidões e competências no âmbito da infância, adolescência, comportamento desviante, parentalidade e proteção.  A unidade curricular de Psicologia do Comportamento Desviante tem como objetivo central transmitir a informação teórica fundamental nos domínios do estudo dos comportamentos desviantes, designadamente dos aspetos relevantes para: os conceitos de delinquência/crime e vitimologia, os fatores de risco e os fatores protetores, e as diferentes trajetórias “desviantes”.  O estudante deverá ser capaz de compreender e de problematizar os conceitos de comportamento desviante e de identificar estratégias protetoras de comportamento desviante e promotoras de proteção na infância. 
  • BibliografiaBibliography
      Caridade, S. M. M. (2025). Prevenir a violência nas relações íntimas em defesa dos direitos dos adolescentes. Chim, I., Magalhães, E., & Antunes, C. (2025). Conceptualização do abuso sexual na infância e adolescência. In Promover os Direitos e Proteger Crianças e Jovens em Perigo (pp. 145-155). Almedina. Ferraz, M., Paulino, M., & Negreiros, J. Dependências. Tavares-Rodrigues, A., González-García, C., Bravo, A., & F. Del Valle, J. (2019). Needs assessment of youths in residential child care in Portugal/Evaluación de necesidades de jóvenes en acogimiento residencial en Portugal/Evaluación de necesidades de jóvenes en acogimiento residencial en Portugal. International Journal of Social Psychology, 34(2), 354-382. Tocado, T. P. M., & Barboza, L. C. (2021). Comportamento Desviante: O caminho para a delinquência. Revista jurídica direito, sociedade e justiça, 8(12).
  • MetodologiaMethodology
    A metodologia aplicada nesta UC em aula teórico/práticas: com recurso ao método expositivo e  baseadas na análise de textos/artigos científicos, de excertos de filmes/entrevistas, debate sobre as temáticas apresentadas. Serão realizadas aulas abertas (presenciais e on-line) com especialistas nas áreas programáticas, assim como serão realizadas visitas presenciais a entidades de intervenção social do algarve que trabalham no âmbito da prevenção de comportamentos desviantes.  A unidade curricular será avaliada:   através da participação ativa nas aulas ( 10%); realização de trabalhos em grupo (50%);  Um teste escrito (40%).   O trabalho de grupo será realizado em momento de aula prática com a orientação do docente. Para avaliação contínua o aluno, nos momentos de avaliação, não poderá ter uma discrepância significativa entre as componentes avaliadas ( teste e trabalho de grupo).        
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Opcional
  • EstágioInternship
    Não