Skip to main content

ISMAT 14558

Psicometria

Psicologia (ISMAT)
  • ApresentaçãoPresentation
    Esta unidade curricular (UC) pretende apresentar aos alunos o campo de estudos da psicometria, salientando a articulação entre os conhecimentos da psicologia e da estatística. Trata-se de uma UC essencial para a formação académica e profissional de futuros psicólogos uma vez que pretende dotar os alunos dos conhecimentos científicos, teóricos e práticos, envolvidos na construção e análise das qualidades psicométricas de medidas de avaliação, conhecimentos fundamentais para a avaliação psicológica, sendo esta uma atividade transversal a diferentes domínios de especialidade da Psicologia.
  • ProgramaProgramme
    CP1. A medição em psicologia: contextualização histórica, contextos de avaliação, objetivos e fundamentos. CP2. Seleção de medidas em Psicologia: Escalas de medida e formatos de resposta. CP3. Medidas estandardizadas. CP4. Qualidades psicométricas das medidas de avaliação: Teoria dos testes: teoria do traço latente; Sensibilidade; Fidelidade; Validade; Generalização. CP5. Desenvolvimento de medidas de avaliação: O processo de construção dos testes; Análise de itens; Características psicométricas; Construção de manuais. CP6. A aplicação, cotação e interpretação de testes psicométricos. CP7. Métodos de avaliação da eficácia do processo avaliativo
  • ObjectivosObjectives
    OA1. Promover o conhecimento científico dos aspetos relacionados com a Psicometria, numa perspetiva interdisciplinar, sobre as diferentes áreas que permitem a compreensão destes processos no desenvolvimento de metodologias de estudo do comportamento humano, promovendo uma sólida formação científica (teórica, técnica e metodológica) de base nesta área da avaliação psicológica. OA2. Aquisição de competências que permitam compreender, no âmbito dos fundamentos da avaliação psicológica, as diferentes etapas relacionadas com a construção e adaptação de medidas de avaliação. OA3. Identificar os objetivos e aplicações das metodologias, compreender os seus principais critérios de seleção, conhecer e qualificar as suas qualidades psicométricas bem como os procedimentos utilizados na construção e adaptação de provas.
  • BibliografiaBibliography
    Cooper, C. (2023). An Introduction to Psychometrics and Psychological Assessment: Using, Interpreting and Developing Tests. London: Routledge. Comissão para a Adaptação Portuguesa das Directrizes Internacionais para a Utilização de Testes/ Pires, A. A., Rocha, A. M., Almeida, L., Afonso, M. J., Seabra-Santos, M. J., Simões, M. & Ribeiro, R. B. (2003). Directrizes Internacionais para a Utilização de Testes. Versão portuguesa. Versão Original: International Test Commission (ITC) . Lisboa: CEGOC-TEA [ISBN: 972-8817-07-X]. C o n s u l t a d o e m 2 1 d e F e v e r e i r o d e 2 0 2 3 e m http://www.cegoc.pt/wp-content/uploads/2012/01/DIRECTRIZES.pdf Furr, R. M. (2018). Psychometrics: An introduction . (3 Ed.): London: Sage Publications.  Kline, T. (2005). Psychological Testing A practical approach to design and evaluation . London: Sage Publications  
  • MetodologiaMethodology
    ME1. Aulas teóricas com exposição e discussão dos conteúdos programático. ME2: Aulas teórico-práticas discussão e análise de documentos. ME3. Aulas práticas com a realização de pesquisas em bases de dados, manuseamento e construção de medidas.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não