ISMAT 2415
Reabilitação de Edifícios e Sítios
Arquitetura [ISMAT]
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ApresentaçãoPresentationA unidade curricular de Reabilitação de Edifícios e Sítios: a) inclui conteúdos no domínio da arquitetura, do património, da conservação e restauro, da engenharia, da sociologia, da antropologia, da economia, do direito e do ambiente e desenvolvimento sustentável; b) adota uma abordagem transversal no âmbito das metodologias de intervenção em edifícios antigos, classificados ou não classificados, no contexto dos conjuntos edificados, centros históricos, áreas urbanas degradadas e/ou zonas urbanas consolidadas que exijam uma intervenção integrada com vista à sua reabilitação e/ou revitalização.
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ProgramaProgrammeParte I – Evolução dos conceitos e praticas de reabilitação O que é a reabilitação? - Introdução aos conceitos Evolução das teorias e práticas de salvaguarda e conservação patrimonial A construção do conceito - antecedentes até ao século XIX A consagração do “monumento histórico” e o alargamento ao “património urbano” Da Carta de Atenas à reconstrução urbana na Europa do pós-guerra Dos anos 1960 à atualidade Documentos doutrinários de referência e os princípios fundamentais neles consagrados Parte II – Metodologias e práticas de intervenção A reabilitação hoje 4.1 A intervenção no espaço urbano Principais problemas - objetivos e compromissos Formas de abordagem no espaço urbano ¿4.2 A Intervenção no edificado Metodologias de aproximação ao existente Tipologias e elementos de construção Níveis de anomalias Exigências técnicas (especialidades) e funcionais (programa) Níveis de intervenção e soluções técnicas
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ObjectivosObjectivesPretende-se que o aluno adquira um conjunto de ferramentas críticas que lhe permitam: Identificar e fundamentar os conceitos, teorias e práticas fundamentais de conservação e restauro de edifícios e sítios; Identificar os princípios de intervenção e orientações metodológicas que se encontram consagrados nos principais documentos de referência doutrinária; Reconhecer as atuais problemáticas e formas de abordagem da reabilitação urbana e avaliar os diferentes processos de intervenção de reabilitação no edificado.
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BibliografiaBibliographyAGUIAR, José; PAIVA, José Vasconcelos; PINHO, Ana-Guia Técnico de reabilitação habitacional. Lisboa: LNEC, 2006. Vol. 1 e 2 AGUIAR, J. (2002). Cor e cidade histórica: Estudos Cromáticos e Conservação do Património . Porto: FAUP. BRANDI, C. (2006). Teoria do Restauro . Lisboa: Orion. CHOAY, F. (2010). Alegoria do Património . 7ª Edição. Lisboa: Edições 70. NETO, M. J. B. (2001). Memória, Propaganda e Poder: O Restauro dos Monumentos Nacionais (1929-1960) . Porto: FAUP. Portas, Nuno (2005) – Os Tempos das Formas. Vol. I A cidade Feita e Refeita, Guimarães, Departamento Autónomo de Arquitectura da Universidade do Minho.
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MetodologiaMethodologyAs horas de contacto serão de natureza teórico-prática, sendo apresentados os conteúdos programáticos com recurso, sempre que possível, a exemplos ilustrativos dos temas abordadas. Nesse sentido, a utilização do método expositivo deverá ser conjugado com os métodos interrogativo e ativo, com recurso à metodologia ABP (aprendizagem baseada em problemas), por forma a estimular a discussão e análise crítica dos conteúdos programáticos e, assim, favorecer a compreensão e a aquisição de conhecimentos. A avaliação basear-se-á num teste e num trabalho prático a desenvolver em contexto de aula.Terá por base as seguintes ponderações: Teste de avaliação: 50% da nota final; Trabalho prático de grupo e individual: 40% da nota final (trabalho produzido em contexto de aula); Participação e assiduidade:10% da nota final;
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS4
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão