Skip to main content

ISMAT 1081

Saúde e Condição Física

Ciências do Desporto (L) (ISMAT)
  • ApresentaçãoPresentation
    A UC de Saúde e Condição Física, considerando uma perspetiva abrangente, é transversal às três grandes áreas da Licenciatura em Ciências do Desporto: Educação Física Escolar, Treino Desportivo e Exercício e Saúde. Nesta medida, o seu foco situa-se no âmbito da avaliação física, bem como na prescrição de exercício com o objetivo de melhorar a condição física em geral, considerando igualmente o domínio da prática de exercício em função da existência de determinadas patologias crónicas com base na evidência científica.     
  • ProgramaProgramme
    CP1: Benefícios da atividade física regular para a saúde e para a condição física.    CP2: Determinantes e modelos de análise e intervenção conducentes à adoção de estilos de vida saudável.   CP3: Triagem de saúde e testes de avaliação da física e/ou funcional por grupo etário.   CP4: Antropometria: pregas adiposas, perímetros e circunferências.   CP5: Medição do consumo energético humano e cálculos metabólicos.   CP6: Avaliação, prescrição e monitorização da prática de exercício físico em função das fases especiais da vida (crianças, adultos e idosos) e das patologias cardiovasculares, metabólicas e auto-imunes (diabetes, hipertensão, osteoporose, artrite reumatóide e fibromialgia).       
  • ObjectivosObjectives
    Esta UC visa a aquisição de conhecimentos e competências por parte dos estudantes que lhes permitam:   OA 1. Reconhecer, de um modo geral, a importância da atividade física e, principalmente do exercício físico, para a saúde do ponto de vista preventivo e ainda alguns modelos utilizados na motivação para iniciar essa prática e torná-la distemática;    OA 2. Intervir com eficácia e segurança, estritamente através dos seus domínios de intervenção profissional, no âmbito da avaliação física e funcional aplicando protocolos gerais e específicos em função das diversas condições especiais (patologias) e fases especiais da vida (crianças, adultos e idosos);    OA 3. Planear, periodizar e monitorizar a prática de exercício físico, considerando as recomendações internacionais e as condicionantes específicas dos praticantes.    
  • BibliografiaBibliography
    - Raposo, F., Malveiro, C., & Batalau, R. (2023). Avaliação e Prescrição de Exercício em Condições e Populações Especiais. Vol. I. Edição: Fitness Academy. ISBN: 978-989-53576-7-3   - Raposo, F., Malveiro, C., & Batalau, R. (2023). Avaliação e Prescrição de Exercício em Condições e Populações Especiais. Vol. II. Fitness Academy. ISBN: 978-989-53576-6-6   - ACSM Guidelines for Exercise Testing and Prescription. 11th edition. Philadelphia: Wolters Kluwer. 2021.   - Stewart, A., Marfell-Jones, M., Olds, T., & Ridder, H. International Standards for Anthropometric Assessment. New Zealand: The International Society for the Advancement of Kinanthopometry. 2011.     
  • MetodologiaMethodology
    M 1: Ensino teórico de carácter expositivo de introdução aos conteúdos programáticos;     M 2: Ensino teórico-prático para aplicação de protocolos de avaliação física e funcional em contexto real (em situação de "role play");   M 3: Metodologias baseadas na resolução de problemas ("problem-based learning");    M 4: Aplicação prática em situação de role-play da prescrição de exercício baseada na evidência científica.  
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não