ISMAT 969
Seminário II
Arquitetura [ISMAT]
-
ApresentaçãoPresentationA UC de Seminário II, através da participação dos estudantes em Seminários de Investigação - com a apresentação de projetos de investigação por investigadores de outras IES e/ou outros CI - prepara os alunos para diversas vertentes da redação e apresentação da dissertação final, complementar ao projeto de arquitetura. Tal como em Seminário I, segue o preceito de aprender fazendo. O estudante desenvolverá exercícios teóricos e práticos relacionados com a metodologia, o processo e o resultado do percurso de um outro, entendido como estado da arte. Será requerido o desenvolvimento da capacidade de ouvir e entender uma apresentação, de discutir publicamente o seu ponto de vista sobre o que viu e ouviu. Para cada apresentação, o aluno deverá redigir uma curta recensão crítica, que será por sua vez lida e comentada criticamente em sede da aula da UC.
-
ProgramaProgrammeMetodologia research by design aplicada à dissertação. Desenvolvimento de um pensamento crítico, aplicado ao discurso académico, na vertente escrita e verbal. Capacidade de estruturação e síntese numa apresentação de dissertação, na fase de discussão pública e até lá. Desenvolvimento de técnicas de comunicação, gráfica e oral, numa apresentação de dissertação, na fase de discussão pública.
-
ObjectivosObjectivesDesenvolvimento da capacidade de ouvir e entender uma apresentação, de discutir publicamente o seu ponto de vista sobre o que viu e ouviu, desde o projeto de dissertação até ao relato do processo vivido pelo seu colega durante as diferentes fases da investigação pelo projeto, até ao momento da discussão pública. Conseguir redigir uma curta recensão crítica, tendo como base as apresentações assistidas durante a UC. Conseguir transpor essa aprendizagem para o desenvolvimento do seu próprio plano de dissertação.
-
BibliografiaBibliographyAngrilli, M. (Ed.). (2010). Fare ricerca per il progetto: Città, territorio e paesaggio nella produzione scientifica del dottorato di urbanistica . Pescara e Barcelona: LIStLAB. Azevedo, M. (2000). Teses, Relatórios e Trabalhos Escolares: Sugestões para estruturação da escrita. Lisboa: Universidade Católica Editora De Jonge, T.M. & van der Voordt, D.J.M. (Eds.). (2002). WAYS to study and research urban, architectural and technical design. Delft: DUP Scienc.
-
MetodologiaMethodologyA UC é uma disciplina teórico-prática. Paralelamente à participação nos 7 seminários de investigação propostos e ao acompanhamento tutorial no desenvolvimento dos trabalhos - desde o seu início à apresentação - existe uma prática de docência teórica, onde são abordadas temáticas específicas aos temas abordados. A participação e assiduidade do aluno torna-se particularmente importante, dado que a síntese por si construída entre o diretamente aplicável ao exercício em curso e a aquisição de conceitos estruturais à disciplina de arquitetura consiste, finalmente, na totalidade da matéria própria do projeto/investigação arquitetónicos. Avaliação contínua com classificação de 0 a 20 valores; será obrigatória a presença mínima do estudante a 70% das horas letivas; espera-se que o estudante participe ativamente nas atividades do curso organizadas para lá do espaço e tempo restrito da UC, como workshops, cursos livres, visitas de estudo.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS6
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão