Skip to main content

ISMAT 22989

Tecnologias Aplicadas ao Design de Moda

Design e Produção de Moda e Têxtil (L) (ISMAT)
  • ApresentaçãoPresentation
    A unidade curricular de Tecnologias Aplicadas ao Design de Moda focará principalmente a aprendizagem dos diversos softwares necessários para a realização de um projeto de moda, atuando inerentemente sobre os tópicos de desenvolvimento de um projecto interdisciplinar de moda desde a ideia inicial até à sua apresentação. Esta unidade curricular terá um âmbito central no que concerne ao tratamento da informação de desenvolvimento ao nível técnico. Os projetos desenvolvidos na unidade curricular são fundamentais para o correto desenvolvimento de um produto de moda em termos da sua produção.
  • ProgramaProgramme
    1. Introdução às ferramentas de desenho vetorial digital. Os fundamentos das principais ferramentas de desenho vetorial digital. Introdução ao ambiente de trabalho dos softwares de desenho vetorial e às suas funcionalidades. 2. O fluxo de trabalho digital aplicado em projetos de design e produção de moda. 3. O desenho técnico com recurso ao desenho assistido por computador. Trabalho prático. 4. Enquadramento teórico acerca das tecnologias na indústria da moda contemporânea, da tecnologia de modelagem em 2D, 3D aplicadas ao design de moda, às tecnologias de realidade aumentada e ao design de moda difundido em desfiles digitais online e em mundos virtuais.
  • ObjectivosObjectives
    1. Dotar os alunos das noções de desenho assistido por computador a utilizar no desenho técnico de vestuário. 2. Conhecer os fundamentos do desenho vetorial digital e aplicá-los em projetos práticos de design de moda. 3. Conhecer e dominar as ferramentas standards de desenho vetorial digital; conhecer as normas referentes para produção. 4. Desenvolver um projeto de design de moda com recurso às ferramentas de desenho vetorial digital. 5. Conhecer e identificar os desafios e as potencialidades das tecnologias aplicadas ao design de moda contemporânea.
  • BibliografiaBibliography
    Botello, C. & Reding, E. (2012). The Design Collection. Adobe Indesign CS6, Photoshop CS6, Illustrator CS6, Revealed, Delmar Cengage Learning Bray, D. (2022). NFT BIBLE 2 in 1: Fashion & Sports: The Complete Guide To Successfully Invest In, Create And Sell Non-Fungible Tokens In The Fashion + Sports Industry ... Creating, Buying and Selling Explained). ISBN 979-8795331218 Clark, J. (2023). Virtual Reality in Fashion Design: Reimagining the Creative Process. ISBN 979-8857503843 Preta, S. (2023). The Metaverse and the Future of Fashion: How the New Internet Era Will Revolutionize Fashion Commerce. ISBN 979-8889267645 Ruzive, V.;Tsang, P. (). Fashion Tech Applied: Exploring Augmented Reality, Artificial Intelligence, Virtual Reality, NFTs, Body Scanning, 3D Digital Design, and More. Apress. ISBN 978-1484296936 Szkutnicka, B. (2017). Technical Drawing for Fashion – A complete Guide. Laurence  King. ISBN 978-1780678368 
  • MetodologiaMethodology
    A unidade curricular será desenvolvida através de sessões teórico-práticas, expositivas e demonstrativas, e de trabalhos práticos de carácter experimental desenvolvidas durante as sessões de aula. Fomentar-se-á o caracter participativo que facilite a assimilação dos conteúdos e que fomente a interação professor/aluno. O ensino tutorial, como método ativo, será fundamentalmente usado no acompanhamento do projeto, realizado ao longo do semestre.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    4
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não